Quem é a pomba gira na Umbanda?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira. A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção.

A Pomba-Gira surgiu no início do século XX, trazendo a figura de uma mulher independente. Em seus passes, essa entidade sugere banhos de ervas e aconselha seus visitantes. Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros.

O que a Pombagira pode fazer na vida de um homem? Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.

Conforme aponta Prandi (1996), Pomba-gira “trata de casos de amor, protege as mulheres que a procuram, é capaz de propiciar qualquer tipo de união amorosa e sexual” (PRANDI, 1996:07).

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

Características de uma pessoa que tem pomba-gira
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Por serem animais protegidos por leis ambientais, a opção de espantar através das ondas sonoras é a mais indicada, segundo o biólogo, já que não afeta a saúde dos pombos. “Você acaba tendo um impacto mínimo no meio ambiente ou com cuidado animal”, completou.

Maria Padilha

O nome da Pomba-Gira mais conhecido é Maria Padilha, no entanto, isso não quer dizer que ela é a mais forte, e sim a mais conhecida. Essa fama se deve não só ao fato de trabalhar bem, mas por ser conhecida como amante de 7 homens. Por essa razão, é frequentemente criticada pela sociedade.

A prece Maria Padilha é famosa por abertura de caminhos e aumento do poder de atração. Também conhecida como dama da madrugada, rainha da encruzilhada e senhora da magia, trata-se de uma pombagira, entidade do candomblé e da umbanda representada por uma mulher sensual e independente.

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”