Quem pode usar guia de orixá?

Perguntado por: eperes2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Quando estou em eventos sociais com amigos devo usar a guia? Se for a guia de trabalho (caso de médiuns), não deve ser usada nestes locais. Por outro lado, para as guias de proteção, poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

Sim, pode usar mesmo não sendo da religião. Toda guia deve estar consagrada. Confirme com a pessoa que te presenteou se a guia já foi consagrada. Caso não tenha sido, leve a algum templo de sua confiança para consagrar.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

O Zé Pilintra é um dos guias mais únicos dentro das religiões afro descendentes. Dentro das suas características, ele tem várias facetas e pode ser interpretado de diferentes maneiras e nomes. É uma das únicas entidades capaz de incorporar em qualquer culto afro-brasileiro.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

O brajá deve ser utilizado apenas por quem tem algum cargo dentro de uma casa espiritual, como o dirigente, Ogan, ou Ekedji. Em alguns fundamentos considera-se brajá também uma guia com vários fios (geralmente 7) e várias firmas, mas também só pode usar quem é Zelador (a), pois simboliza grande conhecimento.

não se pode beber nada alcoólico com a guia no pescoço guia de trabalho gente não pode. não pode ir ao banheiro. com a guia no pescoço não pode tomar banho. com a guia no pescoço. certo não pode manter relação sexual. com a guia no pescoço. isso é um elemento sagrado é isso que precisa ser entendido por muitos.

Crenças da umbanda
Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, que podem se incorporar durante certas cerimônias e vir à Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.

.: Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais interestaduais ou especializadas dentro do território nacional. .: Acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados nos Brasil.