Por que a Rede Manchete acabou?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Concessões vencidas: a Manchete operava com uma autorização provisória desde 1996, que venceria em maio de 1999. A emissora não tinha conseguido regularizar dívidas com o governo (BB, INSS e Caixa), uma das condições impostas pela Constituição para renovações de concessões de radio e TV..

A Rede Manchete e o SBT são oriundas das concessões que era da a TV Excelsior que saiu do ar em 1970 e da Rede Tupi que foi extinta em 1980 pois o governo brasileiro da Era Militar cassou, por corrupção financeira e dívidas com a previdência social, a concessão de todos os canais da emissora pioneira.

10 de maio de 1999

Devido a problemas financeiros, a Manchete foi à falência e fechou em 10 de maio de 1999, após crises intensas, com greves de funcionários e dívidas milionárias.

A resposta é: desde 2021 esta possibilidade passou a existir, pelo menos se considerarmos como “volta” o lançamento de um canal ou plataforma de consumo de conteúdo audiovisual com o nome fantasia “TV Manchete”, com ou sem seu logotipo (e variações).

Em 17 de maio, a Rede Manchete era extinta após o primeiro bloco da reprise de Pantanal, e sua programação passa depois de alguns dias a levar a identificação provisória de TV!, até a inauguração de sua sucessora, a RedeTV!, em 15 de novembro do mesmo ano.

A geradora foi transferida para os estúdios da nova emissora em Barueri, na Grande São Paulo, e a emissora carioca tornou-se apenas filial da nova rede. A antiga sede da Rede Manchete localizada no Limão foi vendida em 2001 para a Editora Escala, se tornando a sede da mesma desde então.

Rio de Janeiro

Recebendo o nome da principal revista do Grupo Bloch, a Rede Manchete, sediada no Rio de Janeiro em imponente prédio projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012), trouxe uma proposta distinta em relação às demais empresas que atuavam no ramo, evidenciada por uma programação que priorizava a exibição de filmes bem- ...

Xuxa foi a primeira a estrelar o programa, entre 1983 e 1986.

A Rede Manchete saiu do ar em 1999. A emissora do ano 2000 encerrou suas atividades no ano anterior.

1979–86: Carreira como modelo e Manchete
Xuxa começou a carreira como modelo em 1979, aos dezesseis anos, sendo que em abril de 1980 já estampava a capa de uma das principais revistas do país na época, a Carinho. Naquele ano Xuxa chegou a sair na capa de mais de 80 revistas.

A nova Manchete terá equipamentos digitais e sua programação será formada por jornalismo, esporte, filmes e shows, mas sem dramaturgia, por enquanto -"que é um investimento alto". Além disso, será uma emissora interativa -especialidade do grupo TeleTV, de Dallevo.

Brida

Brida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Manchete, entre 11 de agosto e 23 de outubro de 1998, em 54 capítulos, substituindo Mandacaru e sendo substituída pela reprise de Pantanal. Foi a última novela inédita antes da falência da emissora.

A manchete é a chamada de um texto jornalístico, com o papel de resumir as notícias e atrair a atenção do leitor para o texto que a segue.