Quando foi extinta a Rede Manchete?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Rede Manchete

Rede Manchete TV Manchete Ltda.
TipoRede de televisão comercial aberta
PaísBrasil
Fundação5 de junho de 1983 por Adolpho Bloch
Extinção10 de maio de 1999

Dívidas. De acordo com o portal DCI, a findada Rede Manchete faliu após acumular dívidas e processos administrativos. Em maio de 1999, último mês do canal no ar, a empresa devia mais de seis meses de salário a mais de 1.500 funcionários, além de um grande passivo trabalhista e fiscal.

A resposta é: desde 2021 esta possibilidade passou a existir, pelo menos se considerarmos como “volta” o lançamento de um canal ou plataforma de consumo de conteúdo audiovisual com o nome fantasia “TV Manchete”, com ou sem seu logotipo (e variações).

Adolpho Bloch

Dois conglomerados foram os vencedores da disputa: o Grupo Silvio Santos, que lançou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em agosto de 1981, e a Bloch Editores, liderada pelo empresário Adolpho Bloch (1908-1995), que inaugurou em junho de 1983, a Rede Manchete.

Em 17 de maio, a Rede Manchete era extinta após o primeiro bloco da reprise de Pantanal, e sua programação passa depois de alguns dias a levar a identificação provisória de TV!, até a inauguração de sua sucessora, a RedeTV!, em 15 de novembro do mesmo ano.

Xuxa foi a primeira a estrelar o programa, entre 1983 e 1986.

Em sua história, o Grupo Bloch sempre teve dívidas e pagava como podia. Na televisão, com gastos muito maiores, a história era outra. Para Flávio Ricco e Luiz Santoro, o fim da Manchete foi a consequência de uma administração ruim e que não soube ter os pés no chão.

A nova Manchete terá equipamentos digitais e sua programação será formada por jornalismo, esporte, filmes e shows, mas sem dramaturgia, por enquanto -"que é um investimento alto". Além disso, será uma emissora interativa -especialidade do grupo TeleTV, de Dallevo.

1 de agosto de 2015

Brida

Brida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Manchete, entre 11 de agosto e 23 de outubro de 1998, em 54 capítulos, substituindo Mandacaru e sendo substituída pela reprise de Pantanal. Foi a última novela inédita antes da falência da emissora.