Por que se chama metaverso?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, com foco na conexão social. Entusiastas da proposta como Mark Zuckerberg, CEO da Meta, acreditam que esse é o futuro da internet e que nós estaremos interagindo dentro desse universo em breve.

O termo “verso” é derivado do latim “versus”, que significa “voltado para”. No contexto do Metaverso, podemos entender esse termo como referindo-se a um universo ou mundo virtual voltado para as pessoas. É um espaço onde os usuários podem explorar, interagir e criar.

Significado de Metaverso
substantivo masculino [Informática] Mundo virtual criado digitalmente que simula a realidade e permite a interação entre os usuários que dele fazem parte; realidade aumentada em ambientes virtuais; realidade ou universo virtual: simuladores em 3D podem ser aplicados através desta tecnologia.

O objetivo do metaverso é possibilitar que o universo físico seja complementado pelo mundo virtual. Para que isso aconteça, é necessário o uso de dispositivos especiais.

O metaverso é um conceito que não tem um dono específico. Não há, até mesmo, uma definição ideal para ele. De forma simplista, podemos dizer que ele é uma nova possibilidade de realidade digital que assimila elementos da web, de redes sociais, de jogos, das criptomoedas e da realidade aumentada.

Existe um certo perigo sobre o roubo de identidade no metaverso, pois criminosos podem utilizar da aparência e voz de avatares de outros usuários para se passar por eles. Não é apenas algo perigoso para o metaverso, mas também para as redes sociais e demais plataformas.

1. Decentraland. Segundo a pesquisa do CoinGecko, o metaverso Decentraland é o que tem mais chances de prosperar em 2023. A plataforma de código aberto funciona através do blockchain Ethereum e permite que seus usuários tenham avatares personalizados e participem dos mais variados eventos.

Apesar de ter ganhado popularidade em 2021, quando o Facebook mudou de nome para Meta, o termo metaverso apareceu pela primeira vez no livro de ficção científica "Snow Crash", publicado em 1992 pelo autor norte-americano Neal Stephenson.

Exemplos de metaverso

  • Decentraland. Créditos: Decentraland. O jogo é um dos exemplos mais conhecidos de metaverso. ...
  • Meta Horizons. Créditos: Meta. É o jogo de realidade alternativa da Meta (Facebook). ...
  • Pokemon Go. Créditos: Pokemon Go. ...
  • Fortnite. Show da cantora Ariana Grande no metaverso.

Em meados de janeiro de 2022, a startup Beupse anunciou o pré-lançamento daquele que seria o primeiro metaverso completamente brasileiro, chamado Bite. Land. Nele, o internauta teria acesso a lojas, eventos, imobiliárias, escolas, galerias de arte e muito mais.

A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.

Metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Nele, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre outras possibilidades. As empresas, por sua vez, podem vender itens digitais e fazer anúncios.