Por que a música é uma arte?

Perguntado por: onovais3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Resposta. Pode ser considerada uma arte sim, pois em uma música contem-se as emoções do cantor, expressões e até a cultura de uma região.

Música e arte representam, sem sombra de dúvida, duas disciplinas relacionadas que, através da imaterialidade do som e do encantamento das imagens, são capazes de revelar sentimentos e experiências humanas, tanto em seu lado positivo e alegre quanto em seu lado mais introspectivo e graves.

Esse é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Vale lembrar que na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas da maneira como as compreendemos atualmente.

Quarta arte: a música.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

Resposta. Porque ela é uma das mais antigas formas de expressão e umas das mais importantes da atualidade, devido ao impacto imediato das pessoas que a ouvem.

A música é uma das chamadas Belas Artes , ou seja, um gênero artístico, que consiste em alcançar efeitos estéticos por meio da manipulação de sons vocais ou instrumentais, de acordo com padrões culturais de ritmo , harmonia e melodia. A música é uma das maiores formas de expressão artística desde os tempos antigos.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

A música é universal porque tem uma base comum, o ser humano, diz estudo. Há cerca de 200 anos, o escritor Henry Wadsworth Longfellow escreveu que "a música é a linguagem universal da Humanidade".