Porque a música pode ser considerada uma fonte histórica?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por ser um legado cultural de extrema importância para a humanidade, os sons e sonoridades que permeiam nossas vidas foram e são uma faceta cultural muito apreciada pelos indivíduos e sociedades ao longo dos tempos.

Entendemos que a música é uma fonte pela qual o conhecimento histórico circula e é, também, uma produção cultural, que possui sua historicidade.

É muito conhecido, desde tempos antigos, o uso da música como meio de representação para a História. Os antigos gregos e romanos, assim como os artistas medievais, contaram histórias – ou mais propriamente narrativas relativas a processos históricos pretensamente ocorridos – através da música.

A música traz em si um contexto, uma mensagem; logo, nada mais interessante do que utilizá-la para firmar a consciência histórica em sala de aula. O objetivo de trabalhar com música no ensino de História é a compreensão do contexto.

A proposta de trabalhar com músicas é uma forma de instigar os alunos a perceberem que a produção histórica se dar por diferentes vias. Demonstrando aos estudantes as novas vertentes da História nas últimas décadas.

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

"Fonte musical". Termo arquivístico genérico que designa o registro produzido para a transmissão e armazenamento da música. Pode ser escrita ou gravada, e se for escrita pode ser manuscrita, impressa, fotocopiada, mimeografada e de muitas outras categorias.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

A música continuou a evoluir durante a Idade Média, o Renascimento, o Barroco, o Classicismo, o Romantismo e a era moderna. Cada período teve suas próprias inovações e estilos musicais, e a música foi influenciada por eventos históricos, desenvolvimentos tecnológicos e tendências culturais.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser um recurso facilitador na aprendizagem (Bréscia, 2003).