Qual é a importância da dança para a cultura brasileira?

Perguntado por: aluz5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. Todos os povos possuem formas de se expressar, e a dança é fruto dessa expressão.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

samba

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.

Através da dança, consegue-se demonstrar cultura, expressar as suas vivências através de gestos corporais. Segundo Medina et al. (2008), é uma forma de movimento elaborado, fornecendo representações da cultura dos povos. Assim, ela mostra, manifesta os costumes, hábitos de uma sociedade específica.

Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo. Se você quer conhecer mais sobre danças tradicionais brasileiras, continue a leitura!