Porque a música pode ser considerada como uma expressão cultural?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Como expressão cultural, a música pode ser considerada um veículo universal de comunicação, pois não se tem registro de qualquer grupo humano que não realize experiências musicais como meio de contato, apreensão, expressão e representação de aspectos simbólicos culturais.

A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Esse é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida.

A música tradicional (também chamada de música folclórica/folk) é o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história.

Além de cultura, a música é uma forma de trabalhar com os diferentes grupos sociais da comunidade, enquanto fortalece as suas raízes nas regiões do país.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

A música é uma linguagem simbólica e uma forma de comunicação. Representa um dos modos de expressão artística, e lida também com a estética e a criatividade. Ela tem a capacidade de integrar emoção e razão... o fazer, o sentir e o pensar. Nos vídeos a seguir você pode apenas ouvir (apreciar), ou quem sabe até dançar!

A música acompanha as mudanças na cultura e os avanços tecnológicos, pois é produzida em conformidade aos gostos, instrumentos e aparelhagens disponíveis em determinada época.

A música é uma manifestação cultural importantíssima. É a arte de exprimir sentimentos e transmitir mensagens através de sons. Indo mais além, é perfeitamente cabível afirmar que a música, mais do que expressão artístico-cultural, configura-se como instrumento educativo e de mobilização social.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

Conheça algumas das principais manifestações artísticas

  • Expressões corporais. Certo, o termo pode soar um pouco mais para o lado da dança, mas, na verdade, expressões corporais também reúnem manifestações artísticas como o teatro e até mesmo o cinema. ...
  • Música. ...
  • Literatura. ...
  • Escultura.

O samba, o forró, axé, o sertanejo de raiz, o funk, a MPB são apenas alguns dos estilos musicais ouvidos pelos brasileiros. A música folclórica também faz parte da cultura, como as cantigas de roda e de ninar, reconhecidas por quase todas as pessoas.

A música é a mais universal das artes. Sua presença se dá não apenas ao longo da história, mas também nas mais variadas formas e culturas. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural.