Por que a educação é o caminho para o mundo melhor?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Responsável por construir valor sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação integral de cada ser humano, a educação é a batuta que rege o mundo em que vivemos.

O acesso à educação possibilita maiores oportunidades de emprego e melhoria na qualidade de vida, o que colabora com a luta contra a pobreza e a redução das desigualdades sociais.

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Quanto mais aprendemos, mais autoconfiança desenvolvemos, mais conseguimos nos posicionar e aumentar a nossa perspectiva sobre o mundo. E quando falamos sobre saúde física, também encontramos uma grande influência da educação. Como já vimos, o ensino impacta muito na remuneração das pessoas.

Além de obtermos informações e conhecimentos importantes, é na escola que também aprendemos novas habilidades, participamos de atividades, sejam elas esportivas ou artísticas, e ainda fazemos muitas amizades.

A educação, por si só, desempenha um papel extremamente importante na vida de cada pessoa. Além de auxiliar na construção de caráter, opiniões e raciocínio, a educação ainda é capaz de abrir inúmeras portas nos contextos pessoal e profissional, mudando a trajetória de inúmeras pessoas.

A educação vai além da educação formal nas escolas, abrangendo também os âmbitos familiar e social. Investir na educação é, portanto, primordial para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania e alcance o pleno desenvolvimento. Um país que investe em educação acaba investindo também em todos os outros setores.

A educação é fundamental para a transformação de uma nação, os países que não valorizam a ética, o trabalho e a educação em geral, apresentam economia frágil, os rendimentos são inferiores, refletindo em todo segmento, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, como dito anteriormente, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.

É através da educação que mudaremos o mundo, uma vez que ela permite que o indivíduo se torna mais crítico, tenha mais oportunidade de emprego e melhoria na qualidade de vida. Mais do que isso, ela torna possível o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.

Diversas pesquisas mostram que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a capacidade de aprendizado. Além disso, fazer um curso superior ou especialização pode proporcionar um aumento no salário.