O que garantimos através da educação?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. Sandra explica que o direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos.

A educação qualifica o cidadão para o trabalho e facilita sua participação na sociedade. Todos os cidadãos têm direito à educação. Com ela, o brasileiro pode vislumbrar uma vida livre da pobreza e ter mais participação na sociedade, por meio da qualificação para o trabalho.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

O ambiente de processo ensino-aprendizagem possibilita ao indivíduo novas descobertas, abre horizontes para novas ideias e expande novos conceitos. “A Educação permite que alunos e professores tenham um espaço único em que ideias são desmistificadas.

“A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

Garantias legislativas do direito à educação
A educação é um direito de todos, com abrangência universal. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu 26º artigo, a educação primária é obrigatoriamente gratuita para todos, independente da idade, a pessoa pode ter acesso à educação e à alfabetização.

Quanto mais aprendemos, mais autoconfiança desenvolvemos, mais conseguimos nos posicionar e aumentar a nossa perspectiva sobre o mundo. E quando falamos sobre saúde física, também encontramos uma grande influência da educação. Como já vimos, o ensino impacta muito na remuneração das pessoas.

Fortalecimento da democracia
O conhecimento é uma chave para criar cidadãos mais críticos, conscientes e participativos em relação aos seus direitos e deveres. Nesse sentido, a educação também é importante para orientar sobre o cumprimento dos chamados deveres cívicos.

Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

A educação é permeada de expectativa, como uma forma para alavancar o crescimento econômico dos países e como a forma mais exata de ascensão social dos indivíduos. Portanto, a relação entre educação e economia se dá de forma harmônica e recíproca: quanto mais educação melhor será a economia.

Na vida, a importância da educação é vista nos mais diferentes contextos: na capacidade de lidar com emoções, na aptidão para se relacionar, interpretar informações, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Educação é um processo de humanização das pessoas, através do qual acontece a socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados como socialmente relevantes, de uma sociedade. Ela deve ser, acima de tudo, um despertar da autoconsciência para a transformação da sociedade e de seus membros.”