Por que a água evapora em temperatura ambiente?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 17 votos

Porque, em qualquer temperatura, as moléculas têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem "escapar" do líquido passando para a atmosfera. É assim que se explica o fenômeno da evaporação da água da poça d'água.

A umidade relativa do ar influencia na evaporação devido ao equilíbrio entre a água e o vapor d'água. Caso haja uma alta umidade relativa, o ar está mais saturado, há mais vapor presente no ar, e desse modo, a evaporação é desfavorecida. Com a umidade baixa, há menos vapor, facilitando a evaporação.

A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais.

100°C

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.

O que facilita o líquido de evaporar é a diferença de pressão entre a superfície do líquido e o vapor ambiente. Pressão: A vaporização ocorre de maneira mais rápida caso não ocorra interferência da pressão sobre a superfície do líquido, dificultado o escape das moléculas.

Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ela ocorre na superfície livre dos líquidos, de forma lenta e gradual, em qualquer temperatura. Uma substância quando está no estado líquido apresenta menor força de coesão entre seus átomos do que quando está no estado sólido.

Para a água passar do estado líquido para o estado gasoso, precisamos fornecer calor. Seja do fogão ou do sol, o calor faz com que as moléculas no líquido se agitem. Quanto mais calor, mais agitação e mais moléculas vão para o vapor.

Porque, em qualquer temperatura, as moléculas têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem "escapar" do líquido passando para a atmosfera. É assim que se explica o fenômeno da evaporação da água da poça d'água. Do mesmo modo, se explica porque a roupa molhada seca num varal.

A transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água na forma de vapor para a atmosfera. A perda de vapor de água ocorre, principalmente, pelos estômatos.

Essas perdas de água para a atmosfera (transpiração e evaporação) são ocasionadas pela atuação de diversos fatores climáticos, como a radiação solar, a umidade relativa do ar, a temperatura ambiente e a velocidade do vento.

Superfície de contato: quanto mais ampla for superfície de contato, o líquido evapora mais rápido, pois existirá uma quantidade maior de partículas que poderão escapar na superfície em decorrência da unidade de volume.

Os 10% de sal presentes na solução impedem que a vaporização do líquido seja rápida, é então determinado que esta tensão máxima de vapor seja 10 % menor que da água pura. A propriedade que estuda esse abaixamento da pressão máxima de vapor provocada pela adição de um soluto é denominada de Tonoscopia.