Como funciona o processo de síntese?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

As etapas do processo de síntese das proteínas é regulado pelos genes. Expressão gênica é o nome do processo pelo qual a informação contida nos genes (a sequência do DNA) gera produtos gênicos, que são as moléculas de RNA (na etapa de transcrição gênica) e as proteínas (na etapa de tradução gênica).

Como se faz uma síntese? Embora pareça algo simples de ser feito, a síntese exige grande capacidade de compreensão e de interpretação do texto original. Não se trata, simplesmente, copiar e colar alguns trechos da obra primária. É necessário, de fato, entender o assunto abordado e as ideias defendidas pelo autor.

Dessa forma, podemos concluir que: Síntese é o processo que permite produzir uma determinada substância partindo-se, em geral, de substâncias mais simples. Análise é o processo que permite determinar a estrutura da molécula de uma dada substância.

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

A síntese é um texto que tem a função de relatar as ideias essenciais de um texto-base no intuito de apresentá-las de forma resumida e objetiva.

O processo de síntese proteica envolve três etapas: transcrição; ativação; tradução.

A síntese pode ser conhecida de três formas, sendo: argumentativa, crítica e explicativa. Um exemplo de dúvida comum está na escrita da síntese. Geralmente ela é confundida com o resumo, com a sinopse, com o fichamento e até com a resenha crítica.

Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. Essa reação se faz presente em flashes fotográficos descartáveis e foguetes sinalizadores.

O método de síntese funcional contempla as seguintes etapas: definição da estrutura funcional do produto, pesquisa por princípios de soluções para cada função, combinação dos princípios de solução de modo a compor concepções alternativas e na seleção das concepções mais viáveis (PAHL, et al, 2005).

A análise quatitativa tem por finalidade determinar o teor, ou quantidade, de cada componente em uma mistura. Na síntese orgânica procura-se produzir, em laboratório, materiais com características idênticas ou muito parecidas com os compostos naturais, que são identificados na análise.