Qual é o calor específico do vapor?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 10 votos

(dados para o problema: calor específico da água = 1 cal/g ºC; calor especifico do gelo = 0,5 cal/g ºC; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor especifico do vapor de água = 0,5 cal/g ºC; calor latente de vaporização da água = 540 cal/g ºC.)

calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g. Ou seja, são necessárias 540 cal para evaporar 1 g de água a 100 °C.

Calor de vaporização é a quantidade de energia necessária para que uma mole de um elemento ou de uma substância que se encontra em equilíbrio com o seu próprio vapor, a pressão de uma atmosfera, passe completamente para o estado gasoso. O calor de vaporização é expresso em kJ/mol, podendo ser expresso também em kJ/kg.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

calor específico: ΔQ = m·c·ΔT, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação da temperatura.

Vapor é uma referência dada à matéria no estado gasoso. Dizemos que essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura. Exemplo: quando se coloca água para ferver, obtemos H2O no estado de vapor, corresponde àquela fumaçinha que sai do bico da chaleira.

Basta pensar no calor específico da água em estado líquido (1,0 cal/g°C) e no calor específico do alumínio em estado sólido (0,22 cal/g°C).

A substância que tem o maior calor específico é a água c = 1,0 cal/g . ºC. Podemos concluir que quanto maior a massa de uma substância, menor o seu calor específico.

Desse modo, o cálculo do calor específico é feito por meio da fórmula: c = Q/m. ΔT ou c = C/m. Além disso, um detalhe importante é que cada substância tem um calor específico. Por exemplo, o calor específico da água é de 1 cal/g.

Define-se o Calor Específico (c) como a quantidade de calor necessária para elevar em 1oC, 1g da substância. Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC.

Calor específico e seus efeitos
k de energia. Já para a água é preciso que 4186 j/kg.

Por que Cp é maior que Cv (Cp>Cv)? porque, para uma mesma variação de 1 grau kelvin, K, na temperatura de um corpo, precisa-se de mais calor à pressão constante do que à volume constante, porque parte desse calor é gasto em trabalho (W) sem haver aumento da variação de energia interna do sistema.

A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.

O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.

100ºC

Vaporização Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.