O que causa muito potássio no sangue?

Perguntado por: zilha2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 14 votos

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Com isso, diversas pessoas podem apresentar alto nível de potássio no sangue sem saber. A complicação mais temida da hiperpotassemia é a arritmia cardíaca, que pode ocasionar uma parada cardíaca e a morte.

acima de 8,0 mEq/L: arritmias ventriculares, assistolia. Pacientes que não necessitam atendimento emergencial poderão ser manejados de acordo com a causa da elevação do potássio.

- Os níveis elevados de potássio no sangue são perigosos; - Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Sorcal® é uma resina que funciona trocando o cálcio presente em sua composição pelo potássio do organismo. Sorcal® age principalmente no intestino grosso liberando parcialmente o cálcio e recebendo o potássio que, então, é eliminado juntamente com as fezes.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

VERDADE – Alimentos como presunto, mortadelas, bacon, salsichas, queijos amarelos, margarinas e manteigas, enlatados e peixes salgados, como sardinha e atum em conserva, são ricos em sódio, substância já citada anteriormente pela capacidade prejudicial aos rins.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

O nível recomendados de consumo diário de potássio é de um mínimo de 3.510 mg, equivalente a seis batatas ou nove xícaras de leite. Já o nível máximo de consumo de potássio é de 2000 mg, menos de uma colher de chá de sal.

Alimentos que devem ser evitados: frutas: banana nanica e prata; mamão; uva; melão, kiwi; goiaba; água de coco; laranja pêra; mexerica; abacate e frutas secas. verduras e legumes: beterraba; couve e acelga. leguminosas: soja; grão de bico e feijão.

Uma diminuição temporária do potássio pode não causar nenhum sintoma. Por exemplo, se você suar muito depois de um treino intenso, seus níveis de potássio podem normalizar depois de comer uma refeição ou beber eletrólitos antes que qualquer dano seja causado.

banana

Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo. Ela ainda oferece antioxidantes, fibras, vitaminas C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, cobre, ferro, magnésio e manganês.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.