Onde estão presentes as substâncias químicas?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A Química nada mais é do que a ciência que estuda a matéria, suas propriedades e transformações. Embora a gente não perceba, existem diversos elementos químicos que estão na nossa vida cotidiana: nas coisas que comemos, no ar que respiramos, nas bebidas que tomamos etc.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química.

As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo: O2 (gás oxigênio), O3 (ozônio), Cl2 (Gás cloro), H2 (Gás hidrogênio) etc. Já as substâncias compostas, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico.

Substância química é definida pela IUPAC como “Matéria de composição constante melhor caracterizada pelas entidades (moléculas, fórmulas unitárias, átomos) de que é composta.

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

Preste atenção às próximas linhas.

  • Substância Simples: é formada por um único elemento químico. É o caso do hidrogênio (H2), do oxigênio (O2), do ozônio (O3) e do ouro metálico (Au).
  • Substância Composta ou Composto: é formado por mais de um elemento químico. É o caso da água (H2O) e do dióxido de carbono (CO2).

Produtos, alimentos, roupas, natureza e reações naturais do corpo são alguns dos lugares onde a química se encontra, mas certamente não é só isso.

Para identificar uma substância pura é necessário observar se são constituídas por apenas um tipo de constituinte e se tem pontos de fusão e ebulição constantes em determinadas condições de pressão. Também devem ter densidade definida em determinadas condições de temperatura e pressão.

Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos. A água e o etanol são formados por moléculas, que são, respectivamente, H2O e C2H5OH, enquanto o cloreto de sódio é formado por aglomerados iônicos, cuja fórmula unitária é NaC?.

Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.

A quantidade de substâncias químicas é muito grande, da ordem dos milhões e tem crescido exponencialmente desde 1800.

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.

São exemplos de substâncias puras:

  • água H2O;
  • cloreto de sódio NaCl;
  • oxigênio O2;
  • gás carbônico CO2.

Dentre exemplos de substâncias podemos citar: água destilada, álcool etílico, oxigênio, gás carbônico, ferro, água oxigenada (peróxido de hidrogênio), entre outros. Não pare agora...

As propriedades químicas estão relacionadas com as transformações químicas, ou a capacidade de uma substância se transformar em outra. A corrosividade, inflamabilidade, acidez e toxicidade são exemplos de propriedades químicas.

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.