Por que a água enferruja?

Perguntado por: dxavier . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A presença da água favorece a formação da ferrugem porque possui íons dissolvidos, o que facilita o fluxo dos elétrons.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

A oxidação é o pontapé inicial do tratamento de água. Essa etapa do processo é basicamente adicionar um produto oxidante na água (cloro gás, dióxido de cloro, hipoclorito de sódio, entre outros).

É justamente o sal presente nesta última, ele acelera o processo porque transporta os elétrons com mais facilidade. Conclusão ao final da aula: a Maresia acelera a formação da ferrugem porque aumenta a condutividade elétrica do sistema.

A ferrugem é produzida pela reação do ferro, oxigênio e água (líquida ou vapor). O material enferrujado é constituído por uma mistura de óxidos (Fe2O3 e FeO) e podem ser expressos pela soma das fórmulas por Fe3O4. A ferrugem pode ser representada pelas fórmulas: Fe3O4, Fe(OH)3 e Fe2O3·3H2O.

Aplique produto para evitar ferrugem
Os cristais de sílica-gel ajudam em componentes pequenos. Há quem recomende também bicarbonato de sódio, zarcão e tinta anti-corrosiva. A tinta claramente aplica uma camada por cima que protege o material da peça ou ferramenta. Dessa forma, a exposição será menos danosa.

Óleos e produtos específicos anticorrosivos podem ajudar. Esses produtos de uso profissional aplicam finas camadas que impermeabilizam os materiais e prolongam a vida útil dos itens. No caso de chapas e grandes áreas feitas em metal, uma boa solução é pintar com tinta esmalte contra ferrugem.

Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância.

Tratamento da Água com Ferro e Manganês
Para águas destinadas ao consumo humano a aplicação de solução de hipoclorito de sódio antes da entrada no filtro acelera o processo de oxidação do ferro e manganês.

Essa remoção pode ser feita por meio de filtração, flotação ou sedimentação. Até mesmo os sistemas com troca iônica, microfiltração ou nanofiltração podem ser utilizados. Entretanto, é necessária uma análise de custo para a avaliação da melhor alternativa.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.

Vidro. Bastante vantajoso, o vidro não corrói como uma peça de metal que não seja inoxidável ou estufa por causa dos efeitos da água, como a madeira e o mdf. Além disso, o uso dos vidros deixam o ambiente com mais luminosidade e mais integrado com o espaço externo.