Poderia dar ou da?

Perguntado por: amachado8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
/ 5 14 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Dá é usado para expressar a conjugação do verbo “dar” na 3ª pessoa do singular no tempo presente do indicativo. O pai dá doces aos filhos todos os dias. Dar é usado para expressar a forma infinitiva do verbo, ou seja, o nome do verbo sem conjugação. É importante dar as coisas que não te servem mais!

Utilização de dar ou - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual a diferança de utilização de "dar" e ""? Dar é o verbo no infinitivo, enquanto é a 3.

Indicativo

  1. Presente. eudou-o. tudá-lo. eledá-o. nósdamo-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudava-o. tudava-lo. eledava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudei-o. tudeste-o. eledeu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudera-o. tudera-lo. eledera-o. ...
  5. Futuro do Presente. eudá-lo-ei. tudá-lo-ás. eledá-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eudá-lo-ia. tudá-lo-ias. eledá-lo-ia.

Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2): 1) Pode dar-me a sua opinião? 2) Pode-me dar a sua opinião?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Significado de Dar
verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador. Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro. Ceder alguma coisa em troca de dinheiro; vender: dê-me aquele relógio.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada, porque deixou de ser acentuada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. Deem é a forma conjugada do verbo dar na 3.

O verbo dar é bitransitivo, por isso exige dois complementos: um direto e outro indireto regido por preposição.

As duas formas estão corretas.