E podia ou poderia?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Podia: podia refere-se a uma ação ocorrida no passado, mas que até o momento da fala não foi concluída. Se trata de um pretérito imperfeito. Poderia: nesse caso nos referimos a uma ação que acontecerá no futuro, mas depende de algo do passado. Portanto, é o caso de futuro do pretérito.

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

A forma correta de escrita é podia de acordo com a Língua Portuguesa. Podia é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo poder. Esqueci-me de te dizer que não podia ir.

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

Podia: podia refere-se a uma ação ocorrida no passado, mas que até o momento da fala não foi concluída. Se trata de um pretérito imperfeito. Poderia: nesse caso nos referimos a uma ação que acontecerá no futuro, mas depende de algo do passado.

Sinônimo de podia
1 conseguia, controlava, sabia, lograva.

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

verbo intransitivo
Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).

Forma de substantivo
"podia" é uma forma flexionada de podion. As alterações feitas aqui devem referir-se apenas à forma flexionada. "podia" é uma forma flexionada de podium. As alterações feitas aqui devem referir-se apenas à forma flexionada.

Sinônimo de poderia

  • Seria capaz: 1 seria capaz, conseguiria, controlaria.
  • Teria força para suportar: 2 suportaria, aguentaria, toleraria, aturaria.
  • Correria o risco de: 3 arriscar-se-ia, expor-se-ia.

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.