Pode usar shampoo de gente em gato?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pode dar banho em gato com shampoo de gente? Muita gente pensa que não tem problema usar shampoo comum ou de bebês na hora do banho do seu gato, mas esse hábito pode causar danos à saúde do seu pet, por isso, se for necessário o banho, siga a recomendação do veterinário utilizando apenas os produtos indicados.

Infelizmente, isso é um hábito ruim que pode causar danos à saúde do animal. O shampoo de gente é formulado com minerais e elementos específicos para lavar somente o cabelo humano. Alguns produtos químicos presentes nesse tipo de produto podem ressecar ou irritar a pele e o pelo delicado do seu gatinho.

Pode dar banho em gato com sabonete
Então, você pode dar banho em gato somente com produtos adequados à espécie. A utilização de sabonetes comuns, por exemplo, pode ressecar e quebrar o pelo do gato. Além disso, o pH desses produtos não é o recomendado para a pele do seu bichano.

Banho a seco.
Essa deve ser sua primeira opção. A maioria dos gatos nem percebe que está tomando banho. Compre um produto específico para gatos, porque ele inevitavelmente vai se lamber e vai ingerir o produto. Os lenços umedecidos são mais práticos, mas também existem sprays que você passa e espalha com uma toalha.

Para animais sem problemas de pele um xampu neutro de uso veterinário pode ser escolhido, ou então um sabonete neutro. Para animais com problemas de pele (seborréia, piodermite etc) o xampu deve ser prescrito por um médico veterinário, assim como a freqüência dos banhos e cuidados com o uso.

É fundamental usar produtos específicos de banho para gatos. Se o seu felino não está acostumado ao contacto com a água deve ponderar a limpeza do gato sem lhe dar banho, quer seja utilizando um shampoo de lavagem a seco (espuma), lenços umedecidos de bebê ou uma simples escovagem.

Eles não gostam de água
Esse fato até que não atrapalha os bichanos quando o assunto é banho, mas pode causar problemas de saúde. Como os felinos só gostam de tomar água fresca e limpa, muitas vezes, não se hidratam com frequência, levando a deficiências renais e urinárias.

Por isso, nossos produtos de higiene não são adequados para uso veterinário. Não utilize shampoos e sabonetes de uso humano nos cães. Os animais podem desenvolver alergias, ter queda de pelos e até intoxicação.

2 – Pode dar banho no gato toda semana
Mito! Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

Muita gente pensa que não tem problema usar shampoo comum ou de bebês na hora do banho do seu gato, mas esse hábito pode causar danos à saúde do seu pet, por isso, se for necessário o banho, siga a recomendação do veterinário utilizando apenas os produtos indicados.

Ele diz que o banho é necessário para diminuir a gordura da pelagem. “Os gatos que vivem dentro de apartamentos podem tomar banho a cada 4 ou 6 meses, por exemplo. Mas se ele tem mais pelos, pode tomar com mais frequência, uma vez por mês.

Você não deve dar banho em animais com detergente. O detergente possui produtos químicos e não são recomendados para banho. Para proporcionar um banho perfeito ao seu animalzinho utilize o Shampoo Cafuné, além de limpar e perfumar, cuida da pele e dos pelos do seu gatinho.