Pode usar escova alisadora todo dia?

Perguntado por: dleiria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

“Com uma boa terapia capilar, higienização, hidratação e uso de protetor térmico, podemos utilizar tanto a escova quanto o secador sem problemas. Só devemos evitar o uso diário, pois quanto maior a exposição, maior o dano”, concluem as médicas.

Não exagere no uso: como no caso do secador e da chapinha, o uso excessivo da escova alisadora pode prejudicar e muito os fios. Use com moderação (e não todos os dias).

Segundo o cabeleireiro Glaubert Alves, escovar os cabelos todos os dias podem ser danoso para a saúde capilar. A situação é ainda pior quando a escovação não é realizada da forma correta ou não se faz a hidratação como deveria. A hidratação serve para aumentar a elasticidade e repor nutrientes dos fios.

quatro vezes

Apesar da praticidade, não é recomendado usar a escova secadora diariamente. O ideal é usar, no máximo, quatro vezes por semana para não danificar os fios.

Alguns dos cuidados estão na própria forma de usar a escova secadora. Apesar da ferramenta prometer secar o cabelo, não é indicado usar o produto com os fios encharcados, Então antes de usar retire o excesso de água com uma toalha. Outra dica é escovar as madeixas com delicadeza para não arrebentá-los.

Passo 2: separe o cabelo em seções
Para um resultado ainda mais profissional, separe o cabelo em seções finas – de larguras até 5 cm – para serem escovadas com a sua escova secadora. Aqui, é importante lembrar que o cabelo não deve estar seco ou molhado e sim, úmido.

Dica especial: não se esqueça de usar a escova alisadora apenas no cabelo já seco e sempre aplicar previamente um leave-in que seja protetor térmico. Isso também vale para o secador e a prancha.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Natural ou secador: quais as vantagens de cada método? Uma das grandes vantagens de deixar os cabelos secando naturalmente é a de que os fios não são expostos ao calor e, por isso, estão menos propensos a ficarem danificados ou ressecados.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

A escova secadora tem uma temperatura menor do que a da chapa, então, se a pessoa não tem tanta facilidade para manipular essas ferramentas, ela corre menos risco de danificar o cabelo”, finaliza Andrea.

Para evitar fios quebradiços e ressecados, o ideal é investir na escova secadora de turmalina. Embora apresente um valor mais alto do mercado, ela emite íons negativos que reduzem os impactos nos cabelos.

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

A escolha entre escova secadora ou escova alisadora depende do tipo de cabelo. A secadora é ideal para cabelos médios e longos, com diferentes ajustes de temperatura e velocidade. Já a alisadora é indicada para cabelos naturalmente lisos ou ondulados, mas menos eficaz em cabelos crespos ou cacheados.

Saiba como usar uma escova secadora corretamente

  1. Lave os fios corretamente. ...
  2. Passe um protetor térmico. ...
  3. Deixe os fios desembaraçados. ...
  4. Separe o cabelo em partes. ...
  5. Coloque a escova na raiz e leve até as pontas. ...
  6. Deslize devagar pelas mechas. ...
  7. Finalize a secagem.

Antes de usar a escova, é fundamental lançar mão de um bom protetor térmico! Disponível em diferentes versões, incluindo spray, sérum e creme, ele é o grande responsável por prolongar a modelagem dos fios, além de protegê-los das altas temperaturas emitidas pela escova secadora.