Pode usar a água que cozinhou a mandioca?

Perguntado por: lcavalcanti3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Suas plantas também podem ser beneficiadas com a água do cozimento! Rica em nutrientes, a água ajudará a fertilizar a terra, contribuindo para o crescimento das plantinhas e deixando-as mais belas e fortes.

Reaproveitamento da água
Essa é uma ótima forma de reutilizar a água de cozimento. Quando você cozinhar leguminosas como lentilha, feijão e grão-de-bico, reutilize a água do cozimento para fazer aquafaba, um ingrediente que pode servir para fazer mousses, merengues, maionese vegana e clara em neve vegana.

Como reaproveitar a água dos alimentos cozidos
A primeira dica é reutilizar a água para cozinhar outros alimentos, como arroz e feijão, por exemplo. Dessa forma, você estará aproveitando ao máximo tudo o que usou.

Outros usos possíveis dos líquidos de conserva têm a ver com a preparação de caldos e sopas. Quando só contêm água e sal, os sucos para preservar, por exemplo, berbigão ou lingueirão, podem se acrescentar para obter sabores mais intensos na elaboração.

Nutrientes como as vitaminas do complexo B, alguns minerais e compostos bioativos são parcialmente liberados do alimento e tornam a água de cozimento um líquido enriquecido de nutrientes. Pode ser utilizada no preparo de outros alimentos como arroz, feijão, sopas, caldos, entre outros.

A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças.

Reutilizar a água tem seus benefícios, além da economia. A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo.

A água remanescente da cocção de alimentos, como vegetais e ovos, tem mais minerais do que aquela saída direto da torneira. De acordo com o site SFGATE, o líquido que resta dos cozimentos é um ótimo suplemento de nutrientes para plantas.

Não é recomendável reutilizar a água da fervura de ovos para fazer café ou qualquer outra bebida ou alimento. A casca do ovo é composta principalmente de cálcio e outros minerais, mas também pode conter bactérias ou outros micro-organismos que não são seguros para consumo humano.

Essa água é rica em amido e sais minerais, podendo ser usada para muitas coisas no dia a dia: ajudar no preparo de outros pratos, preparar molhos, regar as plantas, etc.

A água é um recurso é essencial para a vida, seja para plantas, animais e toda a natureza. A subsistência dessas espécies, bem como do ser humano, não seria possível sem não houvesse esse elemento vital. Devido a toda sua importância e a possibilidade de escassez devemos praticar e incentivar o reaproveitamento.

Listamos os 7 principais usos da água

  • Usos potáveis. A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. ...
  • Usos urbanos. Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. ...
  • Irrigação na agricultura. ...
  • Usos industriais. ...
  • Geração de energia. ...
  • Finalidades ambientais. ...
  • Recreação.

Ela atinge o ponto de fervura e evapora completamente sem atingir a temperatura da chama.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.