Pode tratar clamídia com amoxicilina?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O esquema terapêutico indicado pelas diretrizes nacionais : Azitromicina 500m g, 2 comprimidos, VO, dose única OU. Amoxicilina 500mg, VO, 8/8h, por 7 dias.

O regime de amoxicilina (500 mg por via oral, 3 vezes/dia, durante 7 dias) é comparável ao de azitromicina no tratamento da infecção cervical por C. trachomatis durante a gravidez.

Dose única de um antibiótico, tomado até 72 horas depois da relação sexual, reduz o risco de infecções bacterianas sexualmente transmissíveis.

Uma dose única de azitromicina tomada por via oral. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

Se a clamídia não for tratada, os sintomas costumam desaparecer naturalmente dentro de algumas semanas. No entanto, as consequências no longo prazo podem ser graves, sobretudo para as mulheres.

A amoxicilina é um antibiótico classificado como um penicilânico e é utilizado no combate às bactérias como a maioria das espécies de Streptococcus, Listeria monocytogenes e Enterococcus.

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias: Streptococcus spp. Enterococcus spp. Haemophilus influenzae.

A azitromicina é indicada para o tratamento de clamídia, gonorreia, de infecções do trato respiratório, da pele, de tecidos moles, do ouvido médio e para tratar cancro devido à bactéria Haemophilus ducreyi. Todas essas doenças são causadas por bactérias, enquanto a covid-19 é causada por um vírus.

Tratamento. O tratamento da clamídia é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo azitromicina ou doxiciclina, receitados pelo médico conforme cada caso. Com o tratamento adequado é possível erradicar completamente a bactéria.

Diagnóstico da clamídia
O exame de sangue busca avaliar a presença de anticorpos específicos para clamídia. Quando esses anticorpos são encontrados, isso significa que a pessoa teve contato com a doença, mesmo que não exista qualquer manifestação evidente de sintomas.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias. infecção por chlamydia: 1 g, como dose única. gonorreia: 2 g, como dose única.

Diferença entre candidíase e DSTs
A candidíase, como explicado acima, não depende do contato sexual para surgir. Já DSTs como a herpes genital e a clamídia são causadas por vírus e bactérias, respectivamente, que podem ser transmitidos através do contato sexual.

A clamídia pode ser diagnosticada por meio de exame de urina e exame de sangue (anticorpos anticlamídia (IgM). Também é possível detectar a infecção por clamídia com exames femininos, como o papanicolau.