Pode tomar pó de café como pré-treino?

Perguntado por: aperes4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Seja consumida por meio de café, suplemento para treino ou bebida energética, a cafeína tende a melhorar o desempenho em uma média de 2% a 5%, aponta Brad Schoenfeld, professor de ciência do exercício no Lehman College no Bronx e diretor do programa de desempenho humano e condicionamento físico da escola.

Como tomar e encaixar o café em seu pré-treino
Em termos de quantidade, pode variar de acordo com os produtos ou pó de café que está sendo consumido. Mas o recomendado é ingerir uma dose de 2 mg a 6 mg de cafeína por quilo, ou seja, cerca de 280 mg para uma pessoa com 70 kg.

Café aumenta energia durante o treino e melhora a concentração.

Praticamente livre de contraindicações quando consumido puro e dentro do que os médicos chamam de “quantidade segura”, o café vai muito além da cafeína, famosa substância estimulante que aumenta a concentração, a disposição, a atenção, além de ajudar no desempenho esportivo.

O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes, como indicado no Guia Alimentar para População Brasileira. E, para quem quer ganhar massa muscular, pode ser um grande aliado nessa conquista.

Antes do treino, pode-se associar a ingestão de proteínas, mas a prioridade deve ser consumir carboidratos, que são alimentos energéticos, como frutas e cereais integrais.

  1. Ingredientes. 1 banana média. 1 xícara de café coado. 1 xícara de café coado em temperatura ambiente. ...
  2. Modo de Fazer. Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
  3. Observações: a banana é rica em potássio, vitaminas e minerais. É uma boa fonte de energia antes da prática de atividades físicas.

Como estamos falando de substâncias estimulantes do sistema nervoso, é preciso salientar que existem alguns riscos à saúde para aqueles que tomam pré-treino sem orientação. Quando tomado em uma dose incorreta, os pré-treinos podem provocar taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros problemas.

Pode tomar café antes de treinar? Não apenas é indicado tomar café antes do treino, como também é bom fazer isso. A cafeína, quando entra no sangue, age como estimulante, de modo que nesse contato ela se conecta aos receptores de adenosina do seu cérebro.

Geralmente, a cafeína começa a ser absorvida pelo corpo logo após ser ingerida e atinge o pico de concentração no sangue cerca de 30 a 60 minutos depois. O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, mas pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.)

Em relação à saúde do coração, o consumo exagerado de café pode aumentar a pressão arterial e causar arritmia cardíaca (aumento dos batimentos do coração) e até infarto. No que diz respeito aos malefícios à saúde em geral, o café em excesso pode causar refluxo gástrico, dores de cabeça e náuseas.

Assim, a cafeína ajuda tanto no treino aeróbico quanto no anaeróbico, além de poder trazer benefícios também quando consumido após o treino, pois facilita o transporte de glicose do sangue para os músculos, o que ajuda na recuperação muscular.

A cafeína pré-treino também contribui para a força muscular e a queima de gordura. Além disso, diminui a fadiga no pós treino, ou seja, o cansaço e exaustão muscular depois dos exercícios físicos. O ideal é que a cafeína seja consumida cerca de 30 minutos a 1 hora antes do treino.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Evite a ingestão de fibras
Alimentos como aveia, farelos, granola, vegetais folhosos e frutas (com casca e bagaço) devem ser evitados no cardápio do que comer antes de treinar. As fibras estimulam o trânsito intestinal, o que pode trazer desconfortos e dores no abdômen.