Pode tomar leite com dor de barriga?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Outra razão que faz com que o leite e seus derivados não sejam indicados para os pacientes com diarreia é o fato de que a presença da lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água pelo órgão, contribuindo para a piora dos sintomas e para um aumento significativo das cólicas intestinais.

Além do leite, na lista dos alimentos prejudiciais que aumentam a secreção gástrica e o desconforto abdominal, destacam-se os compostos nitrogenados, substâncias corrosivas, bebidas alcoólicas, alimentos quentes e gordurosos, refrigerantes à base de cola, e condimentos e frutas ácidas, por exemplo, o abacaxi e o limão.

Leite e derivados (iogurte, queijos, manteiga) também devem ser evitados, já que a infecção dificulta a digestão desses alimentos. Alimentos com fibras (como frutas com casca e massas integrais) devem ser evitados até que a diarreia passe (pois as fibras podem piorar os sintomas).

Os produtos derivados do leite possuem substâncias químicas muito concentradas, que também podem ser tóxicas para o intestino delgado; Os laticínios criam uma mucosa no revestimento do intestino, que impede a absorção de outros nutrientes, causando dessa forma, uma inflamação.

Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. Porém, por ser extremamente rico em proteínas, acaba por estimular ainda mais a secreção ácida do estômago, provocando a piora minutos depois da ingestão. Logo, é preciso evitar.

Confira agora!

  • 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  • 2) Hidratação. ...
  • 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  • 4) Compressa morna.

A associação com outros medicamentos como dipirona e paracetamol, geralmente, acontece em remédios para dor intensa e moderada na barriga. Um exemplo de medicamento antiespasmódico é o Buscopan, que tem uma linha completa indicada para aliviar intensidades diferentes de dor.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Para evitar a dor e os episódios de diarreia, é aconselhado evitar alimentos industrializados e muito gordurosos, como molhos prontos, frituras e embutidos, assim como alimentos que podem causar a produção de gases, como feijão e couve-flor.

Causas das fezes endurecidas
falta de hidratação, baixa ingestão de água. sedentarismo.

3 alimentos que endurecem as fezes

  • Carne vermelha. A carne vermelha, principalmente a que contém grande quantidade de gordura, é um alimento de difícil digestão. ...
  • Doces com excesso de açúcar e gordura. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Qual a melhor fruta para prender o intestino?

Dor de estômago e diarreia
Podem ser sintoma de gastroenterite, sendo que é recomendado beber muitos líquidos, como água, soro caseiro ou chá e tentar estimular o apetite com alimentos leves, como biscoito maisena, arroz branco ou fruta, por exemplo.

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Como já referido, o omeprazol está indicado para o tratamento das doenças do estômago, duodeno ou esôfago que estejam relacionadas com a acidez gástrica. De forma mais específica, o omeprazol pode ser utilizado nos pacientes com os seguintes problemas: Gastrite. Úlcera péptica (estômago ou duodeno).

Confira 8 receitas.

  1. Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  2. Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  3. Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  4. Chá de Pitanga. ...
  5. Chá de Quitoco. ...
  6. Chá de araçá ...
  7. Chá de Romã ...
  8. Cidreira.