Porque o ouvido dói quando estamos gripados?

Perguntado por: evarela5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Quando a garganta fica inflamada por conta de gripes e resfriados, a proximidade entre essas áreas pode fazer com que o canal auditivo também desenvolva um processo inflamatório, resultando em inchaço local, perda temporária de audição, estalos no ouvido e dor de intensidade moderada a alta.

Os canais entre a garganta e o ouvido são interligados.
Quando você está com a garganta irritada, por exemplo, essa irritação pode se espalhar até afetar o trato auditivo, provocando a dor simultânea nos ouvidos. Por isso, é importante ficar atento à recorrência da dor e procurar um especialista.

Isso geralmente ocorre quando a causa é uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que geralmente se resolve em alguns dias. No entanto, em outros casos, o catarro no ouvido pode ser causado por uma infecção bacteriana ou alergia, que geralmente requer tratamento.

O catarro no ouvido sai sozinho, na maioria das vezes, o que pode ser estimulado com técnicas para aumentar a pressão no ouvido e ajudar a desobstruir o canal. Conhecida como Manobra de Valsalva, a pessoa fecha a boca, tampa o nariz e tenta expelir o ar, forçando-o até as Trompas de Eustáquio.

Para quem quer saber como desentupir o ouvido entupido por conta da gripe, a opção mais prática e cômoda é aplicar uma compressa morna, que pode ser feita com uma toalha seca e levemente aquecida. O calor ajuda a diluir e drenar secreção, ao mesmo tempo que gera um ligeiro alívio para o inchaço e a dor.

O líquido e o muco fluem do ouvido para a parte posterior da garganta através deste tubo, onde é engolido. Mas, em vez de fluir pela garganta, às vezes o líquido e o muco podem ficar presos no ouvido médio e entupir o ouvido. Esse bloqueio geralmente acompanha uma infecção, como resfriado comum, gripe ou sinusite.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Mas, em vez de descer pela garganta, o líquido e o muco às vezes podem ficar presos no ouvido médio e entupir o ouvido. Esse bloqueio geralmente acompanha uma infecção, como um resfriado comum, gripe ou sinusite. A rinite alérgica também pode causar bloqueio na tuba auditiva.

Tratamento da dor de ouvido causada pela sinusite:
Se houver uma infecção no ouvido médio, pode ser necessário o uso de antibióticos adicionais para tratar a otite média. Em casos graves, pode ser necessária a cirurgia para drenar os seios paranasais ou remover pólipos nasais.