Pode pingar álcool no ouvido?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Pingar álcool no ouvido faz mal: técnica pode causar surdez - Dr. Jamal Azzam.

O caminho entre o nariz e o ouvido é menor e mais horizontalizado que dos adultos. Assim, as secreções passam mais facilmente, explica a doutora Ana Escobar. As especialistas deram a dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%.

Fuja de receitas caseiras
Pingar gotas de álcool no ouvido para tratar a otite não é indicado. “É comum as pessoas darem dicas caseiras para amenizar o problema, como por exemplo, pingar álcool no ouvido.

O tratamento irá depender da causa da dor de ouvido. Neste caso, o algodão com álcool não é indicado e dependendo da causa pode até piorar a inflamação. Não existe nenhum estudo que comprove cientificamente que os tratamentos caseiros são eficazes.

Quando a cera do ouvido sai e a pele do conduto auditivo fica vulnerável, as bactérias proliferam e causam uma infecção e o conduto auditivo externo fica inflamado e muito dolorido. O Álcool Boricado elimina a água do ouvido devido ao seu efeito rápido de evaporação, prevenindo os casos de otite.

Solução de água morna e sal
Deixe a solução agir por alguns minutos e, em seguida, incline a cabeça na outra direção para drenar o líquido. Isso pode ajudar a desobstruir o ouvido e aliviar o entupimento. Essas são apenas algumas técnicas que podem ajudar a desentupir o ouvido de forma natural.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Sintomas de perfuração do tímpano

  1. Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Saída de sangue pelo ouvido;
  4. Secreção amarela no ouvido devido a presença de vírus ou bactérias;
  5. Diminuição da audição;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Pode haver tontura ou vertigem.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.