Pode tomar Amoxicilina para dor de ouvido?

Perguntado por: icarvalho3 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase); Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Em geral, as posologias mais usadas são 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Porém, em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para até 1000 mg de 8/8 horas.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

/ Ouvido

  • Cerumin Oto 8ml. CERUMIN. R$ 17,03.
  • Oto Xilodase Oto 8ml. OTO XILODASE. R$ 25,98.
  • arrow_downward16% Lavitan Cranberry 500mg Frasco Com 30 Cápsulas. LAVITAN. ...
  • Auris Sedina Oto 10ml. AURIS. ...
  • Spray Otologico Otiblock Spray 45ml. OTIBLOCK. ...
  • arrow_downward5% Vertigoheel 50 Comprimidos Sublingual. ...
  • Aceratum 100mg 10ml. ACERATUM.
  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Quando os antibióticos são prescritos, melhora clínica (isto é, da febre, irritabilidade, agitação ou inapetência) deve ser observada dentro de 48–72 horas. Caso os sintomas persistam além desse período, outras doenças, concomitância com infecções virais ou resistência bacteriana devem ser cogitados.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida.

Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.