Pode tomar colágeno tipo 1 e tipo 2 ao mesmo tempo?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Não há nenhum problema em consumir esses suplementos citados ao mesmo tempo. Agora, se eles são mesmo necessários, só um profissional vai poder te orientar para que você não suplemente em vão.

Vale lembrar que os dois tipos de colágeno podem ser usados juntos, um complementando a ação do outro. É sempre bom manter uma alimentação rica em colágeno, mas em alguns casos, como quando o paciente tem fatores de risco para a osteoartrite, o médico pode indicar uma atenção especial a essa proteína.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg. De preferência, escolha um suplemento que combine as duas matérias-primas.

Em geral, ambos os colágenos são indicados, mas o colágeno hidrolisado tem mais indicação para suplementação tradicional. Mas, nada impede de que você faça uso dos dois, se quiser um resultado maior.

Além de misturar com água, sucos e iogurtes, o colágeno em pó também é constantemente misturado em shakes funcionais. O shake de beterraba, cenoura e laranja é uma ótima alternativa para potencializar o sistema imunológico e conquistar aquele boost de betacaroteno.

A composição dos suplementos de colágeno para as articulações se tornam ainda melhores quando contém os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, que oferece substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, junto com o colágeno tipo 2 não hidrolisado.

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo. A longo prazo ele pode trazer inúmeros benefícios e não possui efeitos colaterais.

Para o cabelo. Da mesma forma que pele e unhas se beneficiam da suplementação de colágeno verisol, a dosagem diária de 2,5 g de péptidos bioativos do colágeno tipo 1 por 16 semanas (4 meses) também é vantajoso para o cabelo.

40 mg

A dose diária indicada para o colágeno tipo 2 é de aproximadamente 40 mg, uma vez por dia, em jejum. Estudos já comprovam a eficácia superior do colágeno tipo 2 para o tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide, chegando a ser até mais potente que a condroitina + glucosamina.

Não há nenhum efeito colateral associado a suplementação de colágeno tipo 2, ou seja, não há nenhum malefício associado ao seu consumo. Sendo uma suplementação segura para todas as pessoas, trazendo benefícios principalmente para quem sofre com dores nas articulações.

O colágeno tipo II é indicado para humanos e animais nos casos abaixo, acom- panhados de dor e inflamação articular: Artrose e Osteoartrose; • Artrite e Osteoartrite; • Artrite reumatoide; • Poliartrite reumatóide juvenile; • Lesão articular; • Lesão da cartilagem. O consumo de colágeno não possui contraindicações.

Estudos mostram que a suplementação com peptídeos de colágeno tipo I e colágeno tipo II tem potencial para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores nas articulações.

Alguns estudos vem correlacionando o colágeno como o sono, até porque ele é rico em glicina e isso “ajudaria” a dormir.

Então, por que devemos tomar colágeno todos os dias? O colágeno dá firmeza, estrutura e elasticidade para a pele, mantém as células firmes e unidas, é o carro chefe na construção dos ligamentos, tendões, articulações e músculos.

colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado está entre os mais indicados para a pele, apesar de também apresentar benefícios para as articulações, ossos, tendões e ligamentos. Outro colágeno muito recomendado para a derme é o Verisol®, um colágeno hidrolisado especial.