Pode tomar caldo de feijão todo dia?

Perguntado por: omonteiro2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com a nutricionista, moderação é a palavra-chave para garantir o bem-estar e não perder o passeio. A dica é diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e trocar os complementos gordurosos e ricos em sal por outros mais saudáveis.

Aproveite os nutrientes do caldo de feijão
Entretanto, para aproveitar o potencial nutritivo do alimento é necessário prepará-lo batendo também os próprios grãos de feijão, já que somente o caldo não fornece esses compostos.

O feijão é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis que existem. Por isso, muitas pessoas se perguntam se é realmente benéfico comer feijão todos os dias. A resposta é sim! O feijão é rico em nutrientes e fibras, o que torna uma ótima opção para quem deseja manter uma boa saúde.

Não. Entretanto, o melhor horário para consumir feijão é durante o almoço, já que à noite o metabolismo fica mais lento, o que pode retardar a digestão do grão, levando a desconfortos como flatulência e sensação de inchaço.

De acordo com pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG, o grupo que consumiu o alimento de 5 a 7 dias por semana obteve os melhores resultados. Foto: Sebastião José de Araújo/Embrapa.

Para a especialista, o caldinho de feijão pode ser uma boa opção porque não é muito calórico e é rico em ferro, zinco e em fibras que ajudam no trânsito intestinal.

Outro motivo de “resistência” que existe em alguns praticantes de atividade física em consumir o feijão é o fato das dietas de fisiculturistas e outros atletas americanos não conterem essa leguminosa. Mas isso acontece simplesmente porque esse não é um alimento comum nos Estados Unidos.

1. Agrião. Conforme elencaram os pesquisadores, o agrião assumiu o topo por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e diversos antioxidantes. Não só isso, o vegetal incorpora outros nutrientes e oferece efeito calmante nas doenças respiratórias.

Os membros das leguminosas
130 gramas de leguminosas = 2 conchas diárias de feijão = +30% a sensação de saciedade.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

Receita de caldo de feijão, 55,33 calorias por porção - Vitat Receitas.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde prevê a ingestão de arroz e feijão todos os dias. A dica para uma proporção ideal é uma porção de feijão para duas de arroz. O consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças.

O arroz e o feijão são alimentos ricos em carboidratos e calorias. No entanto, o feijão é mais nutritivo e menos propenso a causar o aumento de peso do que o arroz.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras.

Agora, um bom caldinho de feijão e um bom forró das Festas Julinas, é irresistível! Para não ficar nenhuma duvida do quanto o feijão é um grão nutritivo, é importante frisar que ele oferece proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e a maioria dos aminoácidos essenciais.