Pode tomar antibiótico com a barriga vazia?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

O cirurgião do aparelho digestivo Fabio Atuí alerta que o ideal é tomar o antibiótico na hora das refeições, com barriga cheia. Existe a possibilidade de tomar um remédio que protege o estômago no período que você está tomando o antibiótico.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde! – alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Não. Existem alguns medicamentos que devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições, pois em jejum podem causar irritações no estômago, como por exemplo, os anti-inflamatórios.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Antibiótico de barriga cheia
O cirurgião do aparelho digestivo Fabio Atuí alerta que o ideal é tomar o antibiótico na hora das refeições, com barriga cheia. Existe a possibilidade de tomar um remédio que protege o estômago no período que você está tomando o antibiótico.

Ao usar antibióticos, certifique-se de tomá-los com um copo de água, pois os laticínios, como o leite e os derivados, contêm minerais como cálcio e magnésio, que dificultam sua absorção e reduzem sua eficácia.

Não dá sono, pode tomar o tempo e quantidade necessários, que não tem problema algum. Não beber durante o uso. Qualquer dúvida, não hesite em consultar com um profissional da saúde.

Probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Incorporar um probiótico à sua rotina durante o tratamento com antibióticos pode ajudar a manter ou, se necessário, restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

  • Abandonar o tratamento antes do final.
  • Não tomar o remédio no horário certo.
  • Não ingerir a dose recomendada.
  • Consumir álcool durante o tratamento.
  • Usar um antibiótico que sobrou de tratamento anterior.