O que acontece se não tomar amoxicilina certo?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Pode levar a que as bactérias que estão a provocar a doença do paciente não morram e a que o problema persista e até que estas desenvolvam resistência ao fármaco.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Hospital de referência nacional em doenças infectocontagiosas) alerta que o uso errado do antibiótico fortalece as bactérias, o que torna muito mais complexo e demorado o seu controle, podendo levar à morte.

Náusea e vômito: embora menos comum que a diarreia, náusea e vômito também podem ocorrer como efeitos colaterais. Reações alérgicas: alergias à amoxicilina podem se manifestar como erupção cutânea, prurido, urticária, inchaço do rosto, lábios ou língua e dificuldade para respirar.

Os médicos costumam repetir que não se deve interromper o tratamento com antibióticos antes do fim, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

O tempo de utilização e a dose variam de acordo com a infecção. Em geral, o tempo de uso varia de sete a 14 dias, com uma dose a cada 8 horas ou 12 horas. Vale ressaltar que a amoxicilina só deve ser usada mediante prescrição e acompanhamento médico.

O uso incorreto dos antibióticos — seja por tomá-los sem prescrição médica ou de uma forma diferente da indicada — aumenta o risco de os microrganismos se adaptarem e se protegerem, criando infecções resistentes aos medicamentos disponíveis atualmente.

Resistência das bactérias
Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram. Se o paciente suspende o uso neste momento, as bactérias mais fortes que continuam vivas começam a se multiplicar novamente e os sintomas vão reaparecer.

Possíveis efeitos colaterais
“Os eventos adversos mais comuns são diarreia, náusea e manchas vermelhas na pele. Contudo, também podem ocorrer vômito, urticária, prurido, entre outros”, lista a pesquisadora.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

3 – Já me sinto melhor, posso parar o antibiótico antes? Não. Assim como na questão do horário, o período indicado aponta quanto tempo é necessário para garantir que a bactéria seja eliminada do organismo.

Se o atraso for curto, de 30 minutos, pode dar a dose e seguir o tratamento. Se foi por muito tempo, dê a próxima dose no horário normal.

Dose para adultos (inclusive pacientes idosos)
Dose padrão para adultos: 250 mg (esta dose só pode ser obtida com a suspensão oral) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) com aumento para 500 mg (uma cápsula) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves.

Recomenda-se Amoxicilina no esquema de duas vezes ao dia, em associação com um inibidor da bomba de prótons e agentes antimicrobianos, conforme detalhado a seguir. Omeprazol 40 mg diários, Amoxicilina 750 mg-1 g duas vezes ao dia, metronidazol 400 mg três vezes ao dia por 7 dias.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

A programação teve início nesta segunda-feira (18). Segundo a OMS, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos.