Pode tirar foto de identidade com cabelo pintado?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Na hora de tirar carteira nacional de habilitação, passaporte ou RG, é comum surgir a dúvida: posso ter o cabelo colorido no documento? Pode, sim. Ufa! A cor do seu cabelo é uma escolha pessoal e o Estado não tem direito (ora, essa) de interferir em algo assim.

De maneira alguma podem ser utilizados óculos escuros ou óculos de armações grossas ou muito chamativas. -Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do rosto do requerente.

Não, não é preciso cortar o cabelo para tirar o RG, de modo que a pessoa que vai tirar o RG é livre para escolher se deseja ou não cortar o cabelo.

"A roupa deve preferencialmente ser de cor um pouco mais escura para destacar no fundo branco e com manga, nunca use o modelo tomara que caia, pois aparenta que a pessoa está sem roupa nenhuma,” diz Rafaela.

Sim, DESDE QUE não cubram as sobrancelhas ou o formato do rosto, podem ser utilizados acessórios como brincos, colares, piercings, maquiagem, lenços em pacientes, lenços ou véus religiosos, peruca corretiva, laços, diademas etc.

No Brasil não há uma legislação dizendo se pode ou não sorrir em fotos de documentos oficiais, com isso cada órgão responsável pela emissão do documento que decide. Passaportes, por exemplo, não são permitidos sorrir na foto segundo determinação da Polícia Federal.

Em nota encaminhada a ÉPOCA, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - responsável pela emissão do documento de identidade - informou que vai investigar a conduta do fotógrafo e ressalta que “não coaduna com qualquer conduta de racismo”. E ressaltou que “o cabelo ou penteado não interferem na confecção do documento”.

b) Foto com barba; c) Usar maquiagem (leve e sem muita cor), Brincos e colares (desde que sejam discretos e não interfiram com a sua identificação ou com o fundo neutro da foto); d) Tatuagens no rosto ou cabelos coloridos.

De acordo com o advogado Alexandre Junger de Freitas, especialista em direito constitucional, a legislação brasileira não faz nenhuma referência a camisas de time ou qualquer especificação com relação a vestuário exigido em fotos de RG.

Em relação à roupa, prefira camisas fechadas, sem decote, e de cor escura ou colorida para contrastar com o fundo. O cabelo deve ficar para trás, deixando o rosto e as orelhas visíveis.

Blusa regata devem ser evitada, então dê preferência para camiseta tradicional, camisa social ou camisa pólo. Os cabelos devem estar devidamente penteados; Para quem usa barba ou bigode, ambos devem estar aparados; Evite correntes e brincos.

Prefira roupas escuras.
Roupa muito clara não oferece contraste com o fundo branco do painel.

- HOMENS: Ir de camisa de manga curta ou comprida. - MULHERES: Não ir de blusa ou vestido do tipo "Tomara que Caia". *Para melhor qualidade da foto, deve-se utilizar roupa de cor escura. Caso o cidadão se apresente com roupa clara, será oferecido colete próprio para prosseguir com a fotografia.