Pode tirar identidade com tatuagem no rosto?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

A tatuagem ganhou espaço. Essa característica não interfere apenas na pele. Ela se apresenta como um discurso, e identificação, na leitura do outro. O controle dos efeitos que a tatuagem faz aos sentidos não pode ser previsto totalmente.

b) Foto com barba; c) Usar maquiagem (leve e sem muita cor), Brincos e colares (desde que sejam discretos e não interfiram com a sua identificação ou com o fundo neutro da foto); d) Tatuagens no rosto ou cabelos coloridos.

Não utilizar enfeites, brincos, laços muito grandes nos cabelos ou faixas que escondam parte do rosto ou pescoço; – Óculos sem lentes antirreflexo podem atrapalhar a foto. Mais informações no site do Poupatempo.

Sim, DESDE QUE não cubram as sobrancelhas ou o formato do rosto, podem ser utilizados acessórios como brincos, colares, piercings, maquiagem, lenços em pacientes, lenços ou véus religiosos, peruca corretiva, laços, diademas etc.

Então, se a barba estiver bem feita pode tirar CNH ou RG? Gildo Cavenaghi, boa tarde. Sim, pois a foto do documento representa sua identidade.

Quem tem tatuagem pode prestar concurso policial? Mesmo que ainda exista o estereótipo de que carreiras policiais – militares, bombeiros e etc – não permitem pessoas tatuadas, a ideia está errada. Assim como para outros concursos públicos, a tatuagem é permitida por decisão do STF.

Art. 1º. Os estabelecimentos comerciais, profissionais liberais ou qualquer pessoa que aplique tatuagem permanente, ainda que a título não oneroso, ficam proibidos de realizar tal procedimento em menores de 18 anos de idade, sem autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

Plastificação invalida o documento. A plastificação também pode invalidar o RG. Antigamente, a plastificação era algo obrigatório para documentos como RG, por exemplo, mas hoje em dia os modelos são impressos em um papel especial que promove mais segurança para o documento.

Profissionais que fazem identificação dizem que sorriso 'dificulta ação pericial'. Para RG e CNH, não há restrição no DF; para passaporte, expressão deve ser 'neutra e sem sorrisos', diz PF.

Na hora de tirar carteira nacional de habilitação, passaporte ou RG, é comum surgir a dúvida: posso ter o cabelo colorido no documento? Pode, sim. Ufa! A cor do seu cabelo é uma escolha pessoal e o Estado não tem direito (ora, essa) de interferir em algo assim.

Prefira roupas escuras.
Roupa muito clara não oferece contraste com o fundo branco do painel. Não dá para tirar foto de lado, com pose artística, fazendo biquinho ou careta.

No lado da frente do RG, você encontrará: Estado onde o documento foi emitido: por exemplo “Estado de São Paulo” Órgão expeditor do documento: como “Secretaria da Segurança Pública”

Resposta verificada por especialistas
É possível se reconhecer ao se olhar em fotografias ao observar os traços do rosto, como o formato da boca e do queixo, o tamanho e o formato do nariz, o espaçamento, o formato e a cor dos olhos, as sobrancelhas e a cor dos cabelos.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

Além da cor, a norma diz que o cabelo não deve cobrir o rosto de forma que o reconhecimento da pessoa seja prejudicado. Por isso também os penteados mais radicais estão vetados - explica.