Pode se maquiar para tirar foto da CNH?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Outra tática que pode ajudar é o uso de uma maquiagem sem excesso. Se bem feita, a maquiagem dá um ar de leveza e tranquilidade, que pode transmitir a imagem de que a pessoa está bem. Em São Paulo, o Instituto de Identificação autoriza até mesmo o uso de fotos com piercing.

– Caso precise utilizar os óculos de grau, eles devem ter lentes antirreflexo. – Véus, como niqab e burca – com estes dois exemplos não há como reconhecer o rosto da pessoa. – Maquiagem carregada (é permitido apenas a maquiagem leve).

O requerente da CNH não pode utilizar bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item de vestuário/acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça. O uso de lenços deve ser evitado, com exceção dos trajes religiosos, ou nos casos em que a falta deste acessório cause algum constrangimento ao indivíduo.

Abusar profundamente de cores muito escuras, pele muito pesada e aquele look de balada, só vai te envelhecer na foto. Por isso, descarte o combo "batom vermelho + olho escuro", até porque documentos pedem fotos mais “neutras” e que mostrem quem você realmente é.

Não é permitido o uso de maquiagem carregada bem como de itens de chapelaria ou cobertura na cabeça, exceto se utilizados por motivos religiosos, mas ainda assim não podem impedir a visualização perfeita do rosto do fotografado.

lembre-se sombras claras, para dar um aspecto natural. Use uma bege apenas para iluminar o olhos e uma leve camada de rímel. Se você é daquelas que usa lápis ou delineador todos os dias, use-o na foto também.

Prefira roupas escuras.
Roupa muito clara não oferece contraste com o fundo branco do painel.

De acordo com o advogado Alexandre Junger de Freitas, especialista em direito constitucional, a legislação brasileira não faz nenhuma referência a camisas de time ou qualquer especificação com relação a vestuário exigido em fotos de RG.

Não é PROIBIDO sorrir em fotos de documentos
Quem entende do assunto explica que, normalmente, a pessoa deve ficar séria na hora da foto oficial para garantir que a fisionomia não mude muito. Dessa maneira, quando for preciso fazer uma comparação da fotografia com a pessoa real, não haverão muitas distinções.

O exame médico e psicotécnico não exige preparação. O que o médico e o psicólogo irão avaliar são as suas condições físicas e mentais para poder dirigir aquele veículo que você pretende, seja categoria B (carro) ou a categoria A (moto). Por exemplo: Visão.

"Há a orientação de que seja um sorriso sutil, que não mostre os dentes e/ou modifique a expressão da pessoa", informou o Departamento. No caso do RG, o requerente deve apresentar fisionomia neutra, sem sorrir ou franzir o rosto.

Dica: procurar um ambiente iluminado o suficiente e posicionar a câmera do celular de maneira que as sombras não fiquem sobre o documento e sim ao redor dele. No caso de documentos plastificados (RG e passaporte, por exemplo) o flash deve ser desligado para não deixar reflexos na imagem.

Ao tirar a foto, mantenha postura e queixo retos, ombros relaxados e alinhados e braços próximos ao corpo (evite esticar muito ao fazer a selfie). Sorrir ou não depende do documento, já que alguns não permitem sorriso.

Não utilize após o prazo de validade
Para o médico, os piores produtos cosméticos para se usar após a data de validade são, justamente, maquiagens e filtro solar. “As maquiagens costumam ser mais propensas à contaminação por fungos e bactérias. Isso pode provocar, além de irritações, infecções cutâneas mais sérias.