Pode tirar foto de identidade com blusa preta?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Roupa muito clara não oferece contraste com o fundo branco do painel. Não dá para tirar foto de lado, com pose artística, fazendo biquinho ou careta.

- HOMENS: Ir de camisa de manga curta ou comprida. - MULHERES: Não ir de blusa ou vestido do tipo "Tomara que Caia". *Para melhor qualidade da foto, deve-se utilizar roupa de cor escura. Caso o cidadão se apresente com roupa clara, será oferecido colete próprio para prosseguir com a fotografia.

A opção ideal: uma camiseta ou blusa escura simples e monocromática. E para os homens, terno e gravata são muito bem vindos.

-A fotografia deve ser tirada de frente contra fundo branco. -O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e o requerente deve olhar diretamente para a câmara. -Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.

"A roupa deve preferencialmente ser de cor um pouco mais escura para destacar no fundo branco e com manga, nunca use o modelo tomara que caia, pois aparenta que a pessoa está sem roupa nenhuma,” diz Rafaela.

Resposta verificada por especialistas
É possível se reconhecer ao se olhar em fotografias ao observar os traços do rosto, como o formato da boca e do queixo, o tamanho e o formato do nariz, o espaçamento, o formato e a cor dos olhos, as sobrancelhas e a cor dos cabelos.

Roupas Claras
Tanto para homens como para as mulheres, quando se vai tirar foto 3x4 para documentos, na maioria das vezes pede-se com fundo branco, então, é bom evitar o uso de camisa ou camiseta branca, use roupas escuras pois ficam melhores e ressaltam mais os detalhes do rosto da pessoa.

Roupa: Use peças fechadas, como uma camiseta, um paletó ou blusas sem decotes. Prefira cores mais escuras, para contrastar com o fundo; Cabelo e barba: O cabelo não pode cobrir o rosto.

As roupas devem ser escuras, para que haja contraste. Não fotografe com óculos, chapéu, boné, penteados que escondem o rosto ou qualquer tipo de adereço que possa dificultar sua identificação.

De acordo com o advogado Alexandre Junger de Freitas, especialista em direito constitucional, a legislação brasileira não faz nenhuma referência a camisas de time ou qualquer especificação com relação a vestuário exigido em fotos de RG.

"Há a orientação de que seja um sorriso sutil, que não mostre os dentes e/ou modifique a expressão da pessoa", informou o Departamento. No caso do RG, o requerente deve apresentar fisionomia neutra, sem sorrir ou franzir o rosto.