Pode tirar cera do ouvido com seringa?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Nem mesmo tirar cera com seringa, pois você pode perfurar acidentalmente o tímpano ou empurrar a cera mais profundamente no canal auditivo. Fazendo isso você estará removendo a proteção natural do ouvido, podendo desenvolver uma coceira.

Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar. Olá! Após a lavagem alguns casos podem evoluir para otite externa, gerando edema (inchaço) no conduto auditivo, ocasionando desconforto.

O motivo pelo qual é importante borrifar a corrente de água em ângulos é para evitar lesões no tímpano. O objetivo do método é jorrar água para trás do canal auditivo, atrás da cera e expelir esta cera para fora do ouvido. A lavagem de ouvido não dura muito tempo: leva 15 a 30 minutos em média.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

A retirada do cerume pode ser feito através de lavagem, aspiração, ou por meio de pinças por um médico otorrino, a fim de não trazer traumas e lesões ao ouvido.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Cerumin deixa surdo? Por sua ação de amolecer a cera do ouvido e a mesma encostar no tímpano, é comum a sensação de surdez.

Em quanto tempo o cerumin começa derreter a cera ? Prezado internauta. O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha.