Pode ter filho com irmã?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

O Projeto de Lei 603/21, do deputado Sanderson (PSL-RS), criminaliza a prática de incesto no Brasil. O texto prevê reclusão de um a cinco anos para quem mantiver relação sexual com pai ou mãe, filho ou filha, irmão ou irmã e ainda avô ou avó, seja parente consanguíneo ou por afinidade.

No caso dos irmãos, há uma grande probabilidade de partilharem os mesmos genes, o que pode aumentar o risco de, caso tenham filhos, estes terem um maior risco de desenvolver doenças recessivas.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Transitou em julgado uma decisão da 7ª Câmara Criminal do TJRS que admite que a conjunção carnal entre irmãos maiores de 14 anos - se praticada de forma consentida e sem o emprego de violência ou coação - não constitui crime contra a liberdade sexual.

O casamento entre primos é permitido por lei na maior parte da Europa, América, Austrália e em partes da África e da Ásia. É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

Os irmãos têm um elevado grau de consanguinidade, têm laços de sangue, devido a isto, se tiverem filhos estes podem vir a sofrer de doenças graves devido ao cruzamento dos genes recessivos. Quanto maior o grau de consanguinidade maior a probabilidade dos filhos virem a sofrer de doenças e deficiências.

Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

A melhor forma de saber exatamente qual o sexo do bebê é fazer a ultrassonografia no segundo trimestre, que está incluída no plano das consultas de pré-natal, ou o exame de sangue para sexagem fetal.

Por que isso acontece? Sentir atração por pessoas que se parecem fisicamente com o próprio pai ou irmão pode até parecer estranho, mas há motivos psicológicos que tornam esse comportamento bastante normal.

Não podem casar: IV - os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive; O inciso IV impede o casamento entre irmãos de mesmos pais, entre meios-irmãos, e entre sobrinhos e tios.

Os impedimentos matrimoniais, previstos no artigo 1.521 do Código Civil denomina que não se pode casar em situações de parentesco ali definidas, pessoas casadas e o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte. Logo, casar com parentes não é permitido por lei.