Pode ser batizado adulto?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O Batismo pode ser feito em qualquer idade, mas geralmente é realizado quando somos ainda bebês, para que nos tornemos cristãos o quanto antes e nos purifiquemos do pecado original.

A preparação do rito do batismo de adultos foi solicitada pela SC que pede um catecumenato gradual, com ritos sagrados, escalonados no tempo do próprio catecumenato.

Não há idade limite para o Baptismo. Há, no entanto, circunstâncias diferentes quanto à ocasião propícia para o baptismo nas etapas da infância. Jesus disse aos seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.

12 meses

A duração da Catequese para receber os sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ou Crisma, é de aproximadamente 12 meses, incluindo um encontro semanal com duração de até 2h.

Da mesma forma, o batismo não é exigido de pessoas mentalmente incapazes de discernir o bem do mal (ver Morôni 8:9–22). Todas as outras pessoas devem ser batizadas.

nove anos

Na Igreja Católica, a tradição é que a criança seja batizada no máximo até os nove anos, antes que comece a frequentar a catequese. Em outras confissões cristãs, como na maioria das igrejas protestantes e evangélicas, o batismo ocorre de modo diferente, já que apenas adolescentes e adultos podem ser batizados.

Na Igreja Católica, há sacramentos que precedem o sacramento matrimonial, são eles: o batismo, a comunhão ou eucaristia e a crisma.

Acima dos 7 anos é necessário receber instruções sobre as principais verdades da fé, sobre a vida de Jesus e sobre o significado deste Sacramento para, então, poder ser batizado. Os adultos devem ser admoestados de seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência de seus atos.

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

Posso participar da catequese? A resposta é SIM!! Mesmo que a criança (com idade para a catequese), jovem ou adulto, não seja batizado, ou ainda não tenha recebido o Sacramento da Eucaristia, este também poderá participar dos encontros.

O “catecumenato” é um processo que na igreja costumamos chamar de Iniciação Cristã para Adultos, e que na Igreja Católica é marcado pelos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confirmação (Crisma).

A catequese para adultos deve ser um espaço de muita acolhida, porque estarão reunidas pessoas muito diferentes, com conhecimentos acerca da Palavra completamente distintos. É importante, portanto, apresentar Cristo envolvendo os catecúmenos, preparando-os para receber os ensinamentos de maneira eficaz.

Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).