Pode recuar a bola com a coxa para o goleiro?

Perguntado por: msubtil . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Ou seja, se for com a cabeça, peito, ombro, coxa, etc. é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

O que não se pode fazer:
Recuar a bola para o goleiro da sua equipe quando ele estiver dentro da área. Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho. Dar mais do que três passos com a bola.

Se um jogador recua a bola para o seu goleiro e esse goleiro vai dar o chutão porém erra, essa bola sobe e vem na sua direção sua novamente, no segundo momento ele usa as mãos para dar um soco na bola e tirar a bola, sendo que ela não tocou em ninguém, somente subiu e desceu.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

Quando falamos em regras do futebol society, o goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com as mãos dentro da sua própria área. No entanto, o goleiro não pode segurar a bola por mais de seis segundos, e não pode segurá-la novamente após ter soltado a bola e recebido um passe de um companheiro de equipe.

omente o goleiro pode ficar na área do gol. O Manejo da Bola: Os jogadores podem receber, passar, agarrar ou bater na bola uma ou as duas mãos.

Se o jogador encaçapar a bola preta (bola 8) juntamente com a bola branca ou se a bola branca sair da mesa na mesma jogada, a outra equipe será declarada vencedora. Também será caso de derrota automática se o jogador atingir uma bola adversária diretamente para encaçapar a bola preta (bola 8).

Ou seja, por mais intencional que seja um passe para o goleiro se este for feito de cabeça, de peito, de barriga, de joelho ou até de canela o goleiro pode pegar a bola com as mãos sem problema.

RECUO DE BOA PARA O GOLEIRO DE FUTSAL
Se um jogador de linha levantar a bola intencionalmente para devolve-a ao goleiro usando a cabeça, peito, coxa, joelho, etc e o goleiro tocar na bola com qualquer parte do corpo em sua meia quadra de defesa será marcado tiro livre indireto.

Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.

Regra 17: O pontapé de canto
Um tiro de canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo, quer pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado. É sempre cobrado com os pés.

Cada partida será controlada por um juiz, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. 'A autoridade do árbitro é igual pegar um passarinho na mão.

​01 - ​Uma partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. 02 - Não é permitido o início da partida sem que as equipes tenham, no mínimo, 07 atletas no campo de jogo.

O goleiro poderá receber tantos recuos necessários, não podendo usar as mãos, exceto conforme item anterior.