Qual o brasileiro que foi presidente da Fifa?

Perguntado por: acaldeira2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Foi presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 1974 até 1998, tendo organizado seis Copas do Mundo nesse período. Foi o segundo presidente com maior tempo no cargo, depois de Jules Rimet, que presidiu a entidade durante 33 anos, de 1921 a 1954.

Série que dá sequência a 'O Presidente' mostra a ascensão de João Havelange, presidente da Fifa entre 1974 e 1998. É difícil enxergar João Havelange como um vilão no começo de "Jogo da Corrupção".

Gianni Infantino foi eleito pela primeira vez em um Congresso Extraordinário em 2016, após a renúncia de seu antecessor, Joseph Blatter, e manteve seu cargo sem oposição três anos depois. Mas isso conta como seu segundo mandato e, portanto, ele estará disponível para um terceiro e último mandato dentro de quatro anos.

O suíço-italiano Gianni Infatino, de 52 anos, foi reeleito nesta quinta-feira para mais um mandato de quatro anos como presidente da Fifa.

Infantino comanda a Fifa desde 2016 e pode concorrer a mais um mandato. Além do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o secretário-geral Alcino Rocha e o diretor de Governança e Conformidade Hélio Menezes Júnior foram os delegados brasileiros no evento.

No entanto, o grande responsável por conseguir viabilizar a realização da Copa foi o francês Jules Rimet, presidente da Fifa durante mais de 30 anos.

Pelas regras da Fifa, ele poderá tentar um novo mandato no futuro, encerrando sua passagem pela presidência da entidade somente em 2031. O salário de Infantino é estimado em US$ 3 milhões por ano (cerca de R$ 16,4 milhões).

Filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIFA possui 211 organizações esportivas associadas representando o esporte em países ou territórios.

"Sim, o Palmeiras possui um título de Campeão Mundial de Clubes da FIFA. Em 1951, foi disputada a primeira edição do torneio, chamado de Copa Rio Internacional. O Palmeiras, então conhecido como Palmeiras São Paulo, conquistou o título ao vencer a Juventus, da Itália, na final por 1 a 0, com gol de Ademir de Menezes.

Sua sede localiza-se na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. À Confederação também pertence um centro de treinamento localizado no bairro Granja Comary, em Teresópolis no Rio de Janeiro.