Quem é a recordista do salto com vara feminino sul-americano?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Fabiana Murer bateu o recorde sul-americano do salto com vara, com 4,80 metros, neste domingo, no último dia do Troféu Brasil, disputado em São Paulo.

Resposta verificada por especialistas. A recordista do salto com vara feminino sul-americano é a brasileira Fabiana Murer, que estabeleceu o recorde de 4,87 metros em 2011. Atualmente, o recorde sul-americano ainda pertence a ela.

Atual campeão olímpico do salto com vara, o sueco Armand Duplantis quebrou o recorde mundial da modalidade pela sexta vez. Neste sábado, ele fez história ao atingir a marca de 6,22m no torneio de All-Star Perche, realizado na cidade francesa de Clermont-Ferrand.

As origens do salto com vara remontam aos tempos antigos, embora seja importante notar que seus primeiros usos não eram para o esporte como o conhecemos hoje. Na Grécia Antiga, os atletas usavam o salto com vara para saltar sobre os touros, uma prática conhecida como Taurokathapsia.

A atleta de 21 anos venceu a prova feminina do Salto em Distância com a marca de 6,69 m e registrou o novo recorde sul-americano sub-23. O recorde sul-americano era de 6,68 m, conquistado pela colombiana Natália Linares, em 2022.

sete metros

Parece que existe uma altura máxima de salto com vara que um ser humano nunca poderá ultrapassar: os sete metros.

Os dois primeiros algarismos definem comprimento da vara, em pés, (15 pés, ou 4 metros e 57 centimetros). Os três últimos algarismos, correspondem ao peso em libras do atleta a utilizá-la (140 libras, ou 63,420 kg.).

O recorde mundial pertence desde 1991 ao norte-americano Mike Powell — 8,95 m — e entre as mulheres é da soviética Galina Chistyakova — 7,52 m — desde 1988.

A origem do esporte é discutível: os celtas usavam varas para salto em distância e os gregos, para montar animais. O registro mais antigo de salto com vara é de 829 a.C. nos Jogos Tailteann, na Irlanda, anterior às Olimpíadas antigas.

Dividindo o salto, farei a exposição de 4 fases do salto, corrida, chamada, inversão e transposição.

Basicamente, consiste em ultrapassar um obstáculo (sarrafo) colocado a uma determinada altura, utilizando como impulso uma vara que é apoiada no solo e projeta o atleta para cima.