O que é esportes de invasão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário, ou seja, invadir o espaço adversário. Ao mesmo tempo, elas precisam defender a sua quadra, impedindo que os adversários consigam marcar pontos.

A categoria de esportes de invasão ou territoriais é constituída por modalidades cujo objetivo é invadir o espaço defendido pelo adversário para marcar pontos e, simultaneamente, proteger sua própria meta (GONZÁLEZ, 2006).

No dicionário, a definição de esporte é “cada uma das atividades físicas desenvolvidas por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição”.

Exemplos de esportes de parede: squash, pelota basca, raquetebol.

  1. Voleibol. Foto tirada no PalaLottomatica, em Roma (CC BY 2.0) ...
  2. Peteca. A peteca é conhecida por muitas pessoas como uma brincadeira dos indígenas. ...
  3. Tênis. ...
  4. Tênis de mesa. ...
  5. Vôlei de praia. ...
  6. Pádel. ...
  7. Badminton. ...
  8. Squash.

São modalidades que têm como objetivo rebater a bola com as mãos ou raquete buscando os pontos durante o jogo. Essas duas modalidades se caracterizam por não ter contato direto com o adversário e são exemplos de Esportes de Rede e Parede: Voleibol e tênis de mesa.

O futebol americano

O futebol americano é uma versão estadunidense do futebol jogado no Brasil; i. O futebol é o esporte de invasão mais popular no Brasil, difundido entre todas as classes sociais, gêneros e idades; j. Os jogadores de rúgbi só podem utilizar as mãos durante a partida.

Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...

OS ESPORTES DE INVASÃO
Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário. Ao mesmo tempo, elas precisam defender sua quadra, impedindo que os adversários consigam marcar pontos.

Considerando que o hábito de acertar animais com lanças era algo comum inclusive entre neandertais, dá para dizer que o lançamento de dardos foi a modalidade inaugural. Há evidências de que humanos já treinavam para a tarefa 70 mil atrás.

Os esportes podem ser classificados levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação.

Esportes com Rede Divisória ou Muro/Parede de Rebote: são modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede) de tal forma que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora do campo adversário ou pelo menos tenha dificuldades para ...

Esportes de rede são aqueles que usam a rede para dividir o campo em duas metades, tendo como objetivo lançar, bater ou arremessar a bola ou qualquer outro objeto, para a quadra oposta por cima de uma rede. Os esportes que utilizam rede são: Badminton, Peteca, Tênis de Campo, Tênis de mesa, Voleibol.

Squash [squóch] é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou quatro jogadores para disputa de duplas) em uma quadra/campo fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro.

Entre esses temas a Educação Física trabalha o que chamamos de Esportes de Campo e Taco. São modalidades que têm como objetivo rebater a bola o mais longe possível para se percorrer o maior número de vezes as bases (ou a maior distância entre as bases) e, assim, somar pontos.

Esportes de rede: nesse caso, o jogo é dividido por uma rede, em que os jogadores devem jogar a bola por cima dela para marcar pontos no campo adversário. Os exemplos mais conhecidos são vôlei, futevôlei e tênis.

Invasão. O jogador de uma equipe não pode invadir a quadra adversária, seja tocando a rede por cima ou ultrapassando a quadra para o outro lado em busca de uma bola perdida. Invadiu, ponto para o adversário.