Por que ocorre o impedimento no futebol?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Um jogador estará impedido quando estiver no campo de ataque e à frente do último adversário (menos o goleiro). Não há impedimento do jogador que estiver em seu campo de defesa ou quando há pelo menos dois adversário a sua frente.

Nos primórdios do futebol, os jogadores não tinham as posições definidas. Sendo assim, alguns se plantavam ao lado das balizas a fim de fazer o gol fazendo com que a partida ficasse sem emoção, ao mesmo tempo em que deixava um vazio no campo. Por isso, foi necessária a adoção da lei do impedimento.

O impedimento provoca muita celeuma, mas tem uma coisa bacana: ele permite às equipes encurtar o campo legal de jogo de acordo com seu interesse, tanto quando está com a posse da bola quanto sem ela. Mas isso não se faz impunemente. Corre-se um risco considerável de ver o adversário livre na cara do goleiro.

De uma forma geral, o jogador estará impedido quando, no momento que um passe é efetuado, qualquer parte de sua cabeça, corpo ou extremidade dos membros, como pés, estiver mais próxima da linha de meta adversária que a bola e o penúltimo adversário.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

O impedimento é regra fundamental para o futebol. Seria outro esporte sem esta regra. É uma das regras mais legais do jogo, que envolvem inteligência e coordenação, tanto individuais como coletivas, do ataque e da defesa. Utilizar bem a regra pode ser uma vitória do time.

Significado de Impedido
adjetivo Obstruído; que se conseguiu interromper; que foi alvo de interrupção, de impedimento: rodovia impedida. Futebol.

Já o impedimento legal é uma hipótese prevista em lei que proíbe a realização de um determinado ato: no caso, o exercício da atividade empresarial.

A prática do futebol, no Brasil, foi realizada pela primeira vez pelo São Paulo Athletic Club, formado por colonos ingleses, mas o primeiro clube formado, especialmente para a prática do futebol, foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

Pela regra do impedimento atual, basta que apenas uma parte do corpo do atacante esteja à frente do (penúltimo) defensor para se configurar o impedimento. Foi o que aconteceu, por exemplo, no jogo entre Peru e Brasil, pelas Eliminatórias, quando Richarlison teve seu gol anulado (assista acima).