Pode fuma rapé?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

O psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira Filho, professor da Unifesp, diz que o rapé da Amazônia com DMT não deve ser usado recreativamente. "No uso ritualístico há a possibilidade de uma crise de ansiedade e, em pessoas com predisposição, há até o risco de um surto psicótico", disse o psiquiatra.

colubrina não é uma espécie exclusiva do Brasil. Estudos realizados na América Latina relatam que comunidades tradicionais da Argentina, Venezuela e Bolívia utilizam este vegetal para diversos fins terapêuticos, utilizando também como alucinógeno em rituais religiosos (3,4).

Apesar de serem consideradas formas bem mais, ou totalmente, seguras de se consumir o tabaco, a mastigação ou aspiração desse material orgânico - como o rapé - carrega consideráveis riscos à saúde.

A forma tradicional de preparar rapé é utilizando fumo de rolo. Esse fumo é vendido enrolado em palhas de palmeira. O fumo é fracionado com uma faca (migado) e depois torrado cuidadosamente em uma panela seca, sem deixar que se incendeie.

Os resultados mostraram que o conteúdo de nicotina entre os produtos de tabaco pode ser muito variável: em quatro marcas de rapé úmido, a concentração encontrada esteve em torno de 3%, os “plugs” apresentaram de 1,6 a 2% e as folhas para mascar, menos que 1%.

A princípio, o rapé pode gerar uma sensação de limpeza, com espirros e outros efeitos. Como já foi dito, esse é o primeiro contato, então há uma desobstrução para preparar as pessoas que usam.

Diferente de outras substâncias como a cannabis ou até mesmo a ayahuasca, os efeitos do rapé são breves, durando em média 30 minutos e após seu uso é normal sentir bem-estar, alívio da ansiedade e frescor, além da sensação de limpeza das vias aéreas.

O rapé é mais seguro do que os cigarros em pelo menos um aspecto – é menos provável que cause câncer de pulmão. Pode ajudar alguns fumantes a parar de fumar.

O rapé é simplesmente tabaco, porém é muito mais que isso. É uma forma de consumir tabaco sem queimar ele.

Ajuda a concentrar e aguçar a mente. Limpa o campo energético da pessoa ou ambiente, alem de funcionar como um desintoxicador de corpo e mente, e por isso é muitas vezes associado à cerimonias de Ayahuasca.

Feito com cinzas de Tsunu e tabaco extra forte Sabiá, sendo a nossa mistura Tsunu mais forte em nossa linha Rapé Xamânico. Este tabaco de corda tem uma cor bem escura e no momento, é o favorito dos principais feitores de rapé. Indicado para quem gosta de um rapé extra forte.

O uso diário e frequente de rapé pode causar lesões e irritação na mucosa interna do nariz, e apesar de não gerar fumaça, o tabaco contido na base de sua composição pode causar dependência. Ainda, há estudos na Europa que estão sendo encaminhados sobre a possibilidade de o rapé causar câncer ao longo do tempo de uso.

RAPÉ DE MULUNGU - 20G
Calmante, tranquilizante e sedativa, essa planta é utilizada na medicina popular como substituto natural do Rivotril. Muito eficaz como ferramenta auxiliar no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, ansiedade e insônia.