Como se chama o aplicador de rapé?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

O tipí é um aplicador que deve ser soprado por outra pessoa, diferentemente do kuripe, que é um auto-aplicador.

Kuripe ou Tepi são instrumentos utilizados para a aplicação do rapé sagrado. O Kuripe é um autoaplicador, é um Tepi bem curto e cabe no espaço entre a boca e o nariz, de uso pessoal.

Não respire pelo nariz, mas pela boca e deixe o rapé suar um pouco. Quando começar a escorrer, cuspa ou assoe o nariz, ou ambos. Trabalhar com Rapéis é um processo de limpeza, então cuspa qualquer residência que sentir escorrendo pela garganta. Mantenha um papel à mão e deixe a natureza e o Rapé fazerem o seu trabalho.

Soprado para dentro das narinas através de um instrumento tipo um bambu oco, o Tipí, e aplicado por um pajé ou por outra pessoa e provoca uma forte reação nos mais inexperientes. Seu efeito é rápido e após isso sente-se um grande bem estar e disposição, fora a limpeza das vias aéreas, que ele proporciona.

O rapé é soprado (e não aspirado) no nariz com a ajuda de um canudo de bambu em forma de “V”, chamado kuripe, uma espécie de estilingue sem o elástico. É preciso introduzir uma das pontas na narina – a outra se coloca na boca, para assoprar o produto.

RAPÉ: pó proveniente da mistura de tabaco e ervas medicinais sagradas. Promove conexão e aterramento. SANANGA: sumo extraído das raízes de planta amazônica, cujo nome indígena é "Mana Heîns".

Quais os efeitos do rapé? O rapé tem efeitos de cura e limpeza, mas isso está sujeito a quem está o usando. Ele é escolhido para realizar limpeza espiritual no corpo. Há quem afirme que, com o relaxamento causado pelo rapé, tanto no corpo quanto na mente, é possível alcançar alucinações e estado de êxtase.

Não se restringem o número de aplicações, mas se sugere uma disciplina de pelo menos dois ou três sopros por dia: uma ao acordar, em jejum; uma ao anoitecer e um antes de dormir.

Diferente de outras substâncias como a cannabis ou até mesmo a ayahuasca, os efeitos do rapé são breves, durando em média 30 minutos e após seu uso é normal sentir bem-estar, alívio da ansiedade e frescor, além da sensação de limpeza das vias aéreas.

Aspira-se com força fazendo com que o pó entre pela narina e em seguida, faça o mesmo com o outro lado da narina. Agora que você já sabe o que é, como se utiliza e quais os benefícios do pó de rapé de uma olhada em nosso catálogo de pó de rapé.

De origem indígena, a medicina do rapé, chamada também de Dume Deshke (Huni Kui) ou Rome Poto (Noke Kui) dentre outros, é utilizada para promover bem-estar físico, emocional, espiritual, vigor, concentração e foco, além de possibilitar a cura de malefícios como: dores de cabeça, resfriados, sinusites, etc.

Os três momentos mais comuns de se consagrar o rapé nos rituais são simples: antes, durante e depois. Recebendo a medicina antes do ritual, ela faz uma limpeza no nosso campo espiritual e libera bastante tensão e ansiedade, comumente acumuladas nos momentos prévios da consagração do nixipae.