Pode dar feijão pro coelho?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Esses animais são bem sensíveis em vários aspectos e podem ter problemas graves de saúde caso algo saia do planejado. Respondendo à pergunta “coelho pode comer feijão?”, a resposta é não! Isso porque o feijão é um alimento rico em proteína, fibra e carboidratos, além de ter absorção lenta.

Por fim, não alimente seu coelho com batatas, milho, feijão, sementes ou nozes. Isso porque esses alimentos são difíceis para os coelhos digerirem e podem causar sérios problemas digestivos.

Cebola: pode causar anemia quando é consumida pelo peludo; Alho: pode causar desarranjos intestinais; Cogumelos: todos os tipos estão proibidos para o coelho; Alimentos ultraprocessados para humanos: manteiga, iogurte, salgadinhos e outros itens são ricos em gorduras, açúcares e aditivos.

A resposta é não! Isso porque o arroz faz mal para coelho, sabia? O cereal possui altos níveis de carboidratos e poucas vitaminas, minerais e fibras. Embora não seja tóxico, essa combinação é nociva à saúde dos bichinhos.

Essas comidas provocam diarreia, assim como todos os carboidratos processados, como pão, macarrão, biscoitos, alimentos doces e chocolate, além dos produtos de origem animal, como leite e carne. Não inclua o ovo cozido na dieta do seu coelho e evite os demais alimentos citados acima.

Já entre os alimentos que não são recomendados para os coelhos domésticos, podemos citar: abacate, alface, repolho, batata, alho, cebola, feijão, além de alimentos processados de consumo humano, assim como qualquer alimento de origem animal, como carne, leite ou até mesmo ovo.

Bolas: Os nossos animais de estimação, sejam cães, gatos ou coelhos, geralmente adoram brincar com bolas. Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes.

Para quem também tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim, a grama para coelho está autorizada. Inclusive, trata-se de um alimento importante para a nutrição desses animais na natureza. Já para peludos domésticos, esse coelho come grama. No entanto, esta não deve ser a base da alimentação do pet.

Quantidade de ração recomendada
O coelho pode comer apenas uma pequena quantidade desse alimento — de uma a duas colheres de sopa para um indivíduo adulto, aproximadamente. Por ser muito nutritiva, a ração faz o coelho se sentir completamente saciado, perdendo o interesse por outras comidas importantes, como o feno.

Além da ração específica para coelhos, os orelhudos devem ter feno à vontade, além de ingerir frutas, verduras e legumes até três vezes na semana. Nesse contexto, a cenoura é um dos legumes que coelho pode comer, podendo ser servida não apenas a parte do talo, mas também as folhas.

Os vegetais frescos e a erva são o alimento natural por excelência para um coelho. Como a maioria dos coelhos criados para mascotes não está habituado a eles, devem ser introduzidos gradualmente na dieta, no entanto devem ser oferecidos diariamente como fonte de vitaminas, sais minerais e proteína.

O ideal é ofertar a banana ao coelho apenas algumas vezes por semana, no máximo por três dias, e sempre de maneira intercalada com outras frutas e vegetais. Frutas devem ser oferecidas como brinde, devido à grande quantidade de açúcar presente nelas, que pode causar gases e fermentar no TGI do animal.

De maneira geral, esse não é um alimento tóxico para os felpudos. Contudo, não é recomendado oferecer milho para coelho ou até mesmo torná-lo parte da dieta do pet. Isso porque, diferentemente de outros vegetais, o grão de milho não é composto, principalmente, por celulose, mas por um tipo de polissacarídeo complexo.

A alimentação dos coelhos precisa ser equilibrada, saudável e com bastante fibras. Justamente por conta disso, o alface faz mal para coelho. Se trata de um alimento pouco fibroso e muito rico em água, podendo provocar alguns problemas intestinais, como diarreia.

Não pode dar pão para coelho!
Por ser um animal herbívoro, a dieta desses animais deve ser equilibrada com vegetais e frutas. Alimentos para além desses, na verdade, trazem péssimas consequências ao bichinho. O pão contém amido, um hidrato de carbono (o tal do carboidrato).

Não! Em hipótese alguma ofereça batata ao seu companheiro, nem mesmo um pedacinho. Apesar de ser saborosa e nutritiva para nós, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, a batata contém substâncias que podem intoxicar o coelho.