O que fazer quando pega carrapato no mato?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O jeito ideal de retirar o carrapato é com uma pinça. Se o objeto não estiver disponível, podem ser utilizados algodão ou uma gaze.

Remova o carrapato de imediato segurando-o com uma pinça curva e puxando-o para fora. Aplique um unguento antisséptico na picada para prevenir infecção. Se a picada estiver inchada ou se a pele ao redor mudar de cor, tome um anti-histamínico, como difenidramina.

Higienize a área infectada: depois de retirar o carrapato do cachorro, é necessário desinfetar a região da mordida.

A maioria das picadas de carrapatos não transmite doença e é indolor. No entanto, muitas vezes elas causam a formação de um caroço vermelho e coceira no local da picada e podem provocar reações cutâneas alérgicas em certas pessoas.

É verdade que não pode matar carrapato? Ao matar o carrapato, não esprema e nem pise no parasita, pois isso não é suficiente para eliminá-lo. Essa atitude, pode espalhar ovos pela casa e piorar a infestação. O ideal é o veterinário retire os carrapatos e ele mesmo fará a eliminação.

Transmissão: Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Doença do carrapato sintomas
Normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet.

15 dias de alerta
Esteja atento para possíveis sintomas da febre maculosa por 15 dias após o contato com o carrapato. Os principais são: febre alta, dor de cabeça e no corpo, manchas vermelhas no corpo (em especial na palma das mãos e solas dos pés) e cansaço.

butox

Como eliminar carrapatos do ambiente caseiro? O melhor produto para acabar com carrapatos no quintal ou dentro de casa é o butox. O líquido deve ser usado com bastante cuidado, visto que é tóxico se inalado e traz riscos para a saúde do cachorro.

Essas pequenas pragas podem se fixar entre os dedos das patas, atrás da cabeça, embaixo da coleira, atrás e dentro das orelhas, perto ou embaixo do rabo e embaixo das pernas.

Doença do carrapato: sintomas

  • falta de apetite;
  • febre;
  • perda de peso;
  • convulsões;
  • sangramento nasal, na urina ou fezes;
  • vermelhidão pelo corpo;
  • problemas respiratórios;
  • cansaço e apatia.

“Caso a criança seja picada, é necessário retirar o carrapato da pele de forma correta. Não pode ser esmagado, pois elimina saliva na corrente sanguínea que aumenta a concentração da bactéria. O correto é utilizar uma pinça e girar o carrapato, para que ele se desprenda da pele naturalmente”, explica o médico.

Lave completamente o animal para remover o shampoo. Após isso, lave uma vez com uma solução de vinagre de maçã e água. O vinagre de maçã faz com que a pele do cão fique desagradável para carrapatos. Além disso, o vinagre de maçã pode ser adicionado à água do seu cão (use duas colheres de sopa para uma tigela de água).

A droga de referência no combate ao carrapato bovino é a ivermectina, com propriedades anti-helmínticas, acaricidas e inseticidas.

Camomila e outros produtos
A lista de remédios naturais contra carrapatos para se preparar em casa também pode incluir camomila; cítricos, óleo de amêndoas; de neem; de rícino; de canela; e de lavanda. Para eliminar esses insetos dos cães (filhotes e adultos), pode-se fazer uma infusão de camomila natural.