Como se deve pegar o coelho?

Perguntado por: nsalgueiro4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A forma correta de pegar o coelho é importante, evite segurar o coelho pela barriga, ao invés disso, ofereça apoio para as patas, de forma que ele se sinta seguro, com os pés apoiados na sua mão, no colo ou no seu peito.

É preciso ter cuidado ao pegar no colo pois eles têm um chute poderoso que pode arranhar. A dica é pegar sempre apoiando as patas traseiras. Procure por ilustrações.

Como se aproximar do coelho
Ofereça alimentos e petiscos, só faça carinho se ele aceitar bem a sua aproximação. Para pegá-lo no colo, use uma mão para apoiar as patas traseiras e a outra, o peito. Jamais o levante pela axila como com crianças, pois pode machucar a coluna dele. Nunca o pegue pelas orelhas!

Coelhos gostam de atenção no tempo deles. Quando quiserem carinho, os pets irão se encostar nos donos, aguardando a atenção. Faça um contato leve com o pelo do animal, como um carinho cuidadoso na nuca. Para acostumar o animal a ficar no colo, é melhor iniciar o contato aos poucos, no chão.

Não segure o coelho pela barriga ou pelas orelhas. A maneira correta é segurar com uma mão nas costas do animal e a outra embaixo das patas traseiras, como se ele estivesse sentado. Os coelhos são animais que se assustam com facilidade.

Coelho não gosta. De ser puxado pelas. orelhas; De comer só ração; De ficar sozinho sem. brincar; De gaiola apertada.

Se eles ficarem de pé sobre as patas traseiras, olharem ao redor e cheirarem, significa que eles estão curiosos. Por outro lado, quando batem palmas com suas patas traseiras, querem atrair atenção ou sinalizar perigo.

Os coelhos podem expressar de várias maneiras que querem sua atenção. Às vezes, eles tentam te empurrar com seus focinhos minúsculos, se esfregam em você ou se movem levemente perto de sua mão em busca de carinho. Todos esses sinais têm algo em comum: indicam que seu coelho te ama e quer interagir mais.

Coelhos não são particularmente independentes, então eles não podem ser deixados sozinhos por mais de dois dias.

Eles podem tremer, por exemplo, quando estão muito empolgados e felizes. Além disso, é comum que durante o sono eles também apresentem alguns tremores mais leves. Portanto, são tremores naturais e, principalmente, pontuais. Ou seja, não é necessária nenhuma preocupação dos tutores.

Se tem alergias, asma ou sintomas (espirros, nariz avermelhado), não deixe que o seu coelho durma na sua cama porque a sua condição pode piorar. Os coelhos não dorme de dia ou de noite. São considerados animais crepusculares, ou seja, que são mais ativos ao amanhecer e entardecer.

O lugar deve ser afastado de corrente de ar.
Mas, eles não devem ficar presos na gaiola, pois precisam pular e se movimentar. Por isso, deixe-o solto pela casa também, mas tome cuidado porque eles amam roer pé de cadeira ou de sofá.

Quando quer carinho, o coelho chega perto e se encosta ao lado do dono. Tem animais que toleram carinho na barriga, outros não. O ideal é o contato suave no pelo, um carinho leve na nuca.

Segurar o seu coelho por algum desses locais pode causar graves traumas na espinha ou fraturas no seu pet. Além disso, você deve ter em conta que não deve ficar atrás dele, nem fazer movimentos bruscos, nem mesmo brincando, pois pode assustá-lo.

Por natureza, os coelhos escolhem um ou vários lugares (geralmente os cantos) para depositar sua urina e a maioria de suas bolinhas.

A gaiola é muito importante para gerar um bem estar com o coelho doméstico. É nela que ele deve ficar, sendo uma espécie de ambiente de descanso, para ele ficar quando quiser se acomodar. Portanto, ela deve estar muito bem adaptada para que seja um dos lugares onde colocar o coelho para dormir e descansar.