Pode congelar água em garrafa de vidro?

Perguntado por: egoncalves3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Já falamos que líquidos em garrafas de vidro não podem ir para o freezer. Porém, mesmo que seja em caixas, o leite e seus derivados podem coalhar depois de congelados, impossibilitando o nosso consumo.

Eco Tupper® 750ml é a primeira garrafa de água que pode ir ao freezer sem quebrar.

A maneira mais garantida de manter um pouco do sabor, gás e aroma é fazer com que ela descongele devagar. Deixar ela na geladeira ou então em um recipiente com água pode ajudar bastante. Mas lembre-se que, uma vez congelada, o sabor nunca mais vai ser o mesmo.

Pois é, com a água, o processo fica invertido: ela aumenta seu volume ao se solidificar, o que pode ocasionar a explosão de uma garrafa de cerveja colocada num congelador para que o líquido seja resfriado o mais rápido possível.

A altura da água tem que estar abaixo do gargalo, de forma que a água não vaze ao deitar a garrafa. Feito isso, leve a garrafa ao congelador — lembre-se que a garrafa deve estar deitada. Agora é só deixar a água congelar por completo.

O tempo aproximado para fazer gelo é de 3 horas após reabastecer o reservatório de água.

Aí vem a sua mão quentinha para lembrá-las. Quando você encosta na garrafa, sua mão esquenta o vidro, o que não é nada bom. Há duas opções melhores: pegar pelo gargalo, onde não há contato com o líquido, ou pela parte de baixo, onde o vidro mais grosso funciona como isolante, dificultando o congelamento.

É importante saber que os potes de vidro só podem ir ao freezer se forem refratários (vidro temperado), porque os de material convencional podem rachar, assim como alguns tipos de plástico que não são adequados para o congelamento – por isso, de novo, é fundamental consultar informações do fabricante.

Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.

Coloque o refrigerante na geladeira para descongelar dentro de uma ou duas horas. Se o refrigerante esquentar rápido demais, ele corre o risco de explodir por causa da mudança brusca em temperatura. Por isso, deixe a garrafa na geladeira por uma ou duas horas para que o processo seja gradual.

Vê-se que temperatura e volume são diretamente proporcionais, ou seja, diminuindo a temperatura o volume também diminui, desde que não haja alteração da pressão nem da massa de ar dentro da garrafa.